A borracha está presente em boa parte dos utensílios presentes em nosso dia a dia.

Seja nos perfis de janelas de residências e automóveis, sistemas de vedação em estruturas hidráulicas, fornos, eletrodomésticos entre outras aplicações, fica evidente que a borracha é uma matéria-prima importante para a indústria.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância da borracha para a indústria e como ela contribui para a economia. Fique com a gente e aproveite sua leitura.

 

A importância da borracha na indústria

A borracha possui um papel importante na fabricação de peças e artefatos para a indústria automobilística, e até mesmo na indústria bélica.

Estima-se que existem no mundo mais de 40 mil tipos de produtos que possuem partes fabricadas em borracha.

O material também está presente em diversos tipos de produtos médicos hospitalares, alimentícios e tecnológicos.

O que destaca a borracha para seu uso na indústria são suas propriedades únicas. Além da borracha sintética, essa matéria-prima também pode ser encontrada na natureza, a partir da seringueira, que fornece borracha natural.

Devido a seu alto peso e estrutura molecular, a borracha apresenta propriedades que aumentam seu emprego na indústria, como:

  • Plasticidade;
  • Resistência;
  • Propriedades isolantes;
  • Elasticidade;
  • Impermeabilidade;
  • Resiliência.

Esse conjunto de características amplia a usabilidade da borracha na indústria, tornando-a uma matéria-prima bastante versátil.

 

Como a borracha é utilizada na indústria?

O uso da borracha na indústria corresponde ao método de fabricação ou a necessidade específica do produto.

Geralmente, os produtos em borracha passam por processos de moldagem a partir de técnicas de compressão, transferência ou injeção. 

Esses processos de fabricação de artefatos aumentam a empregabilidade da borracha na indústria, atendendo não só as necessidades domésticas, mas também outros setores como saúde, agricultura, tecnológicos, automotivos, entre outros.

Outro método bastante utilizado para a fabricação de produtos em borracha é a extrusão, cujos artefatos são bastante empregados na indústria automobilística e construção civil.

A partir dos processos de transformação da borracha, é possível fabricar inúmeros produtos, com finalidades distintas.

Além de peças, correias e perfis, por exemplo, a borracha é empregada na fabricação de lençóis e mantas para proteção de máquinas, já que são totalmente impermeáveis.

Além da borracha natural, também é desenvolvida a borracha sintética, que potencializa o uso desse material para a fabricação de produtos.

Alguns dos tipos de borrachas presentes no setor industrial são:

  • Borracha nitrílica;
  • Viton;
  • Neoprene;
  • SBR;
  • Silicone;
  • EPDM;

Uma das grandes funções da borracha é realizar vedação, como anéis e juntas. Esse tipo de produto é bastante utilizado em obras de infraestrutura hidráulica e instalações de esgoto e pluviais.

Os produtos de vedação, especialmente os desenvolvidos pela Autotravi, garantem instalações eficientes e sem riscos de vazamentos.

 

Vantagens da borracha na produção industrial

São inúmeras as formas de aplicabilidade da borracha na indústria. Especialmente na indústria automobilística, a borracha é aplicada desde peças de motor e perfis de vedação para janelas até a fabricação de tapetes.

O Brasil é um dos grandes produtores de borracha do mundo, sendo um dos principais exportadores, o que contribui para a economia do país.

Atualmente, a borracha está presente no cotidiano de toda a população, sendo aplicada nos mínimos objetos que utilizamos diariamente.

Com o desenvolvimento de diversos tipos de borracha e sua alta usabilidade na indústria, esse tipo de material garante inúmeras aplicações, podendo ser considerado um elemento praticamente insubstituível.

Além da fabricação de artefatos em borracha, ela pode ser submetida a processos, como o de vulcanização para adquirir maior resistência.

Assim, ela é utilizada amplamente em aplicações como:

  • Pneus para automóveis e máquinas agrícolas;
  • Materiais de saúde, como luvas e elásticos;
  • Calçados, na fabricação de solas;
  • Autopeças e acessórios para veículos, como peças e guarnições;
  • Batentes e coxins;
  • Produtos diversos como utensílios, brinquedos, peças para maquinário, selos e vedantes para eletrônicos, dentre outros;

 

A borracha pode ser reciclada?

Com o conceito de sustentabilidade e a necessidade dos cuidados com o meio ambiente, a reciclagem é uma das ações importantes para evitar impactos ambientais.

A borracha é um material de difícil decomposição, seja sintética ou natural. Seu descarte inadequado pode causar inúmeros prejuízos ao solo e água.

No entanto, a borracha pode ser reciclada, especialmente no reaproveitamento de pneus, já que esse produto é responsável por até 70% do uso de borracha pela indústria.

Quando passa pelo processo de reciclagem, a borracha pode ser utilizada para a fabricação de outros tipos de produtos.

É comum o uso da borracha reciclada juntamente com materiais de construção para o processo de pavimentação de ruas e vias.

Ela também pode ser utilizada para o revestimento de pisos e telhados, apresentando alta durabilidade.

Assim como o produto virgem, a borracha reciclada pode ser aplicada em diversos setores, incluindo na fabricação de novos tipos de artefatos.

Para a indústria, a reciclagem da borracha garante diversos benefícios, não só na diminuição de custos de fabricação da matéria-prima, como também fortalecimento da marca por ações sustentáveis.

Como vimos, a borracha é uma das matérias-primas mais utilizadas na indústria, representando um papel importante para a fabricação de itens e para a economia.

A possibilidade de ser reciclada é uma ótima opção para diminuir não só os custos de produção como também proporcionar economia de energia e menor extração de recursos naturais.

Conheça a Autotravi e suas soluções em borracha de alta qualidade para diversos segmentos industriais.

O que achou deste conteúdo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!