A borracha para a indústria representa um material versátil que pode ser usado para fazer produtos diferentes. A borracha pode ser usada para fazer produtos de limpeza, como esponjas e luvas, ou para fazer produtos de construção, como tubos e mangueiras. Também pode ser usada para fazer produtos de vestuário, como camisas e sapatos. É um material muito versátil na indústria automotiva, onde é usada para fazer rodas, pneus, guarnições e mangueiras.

No artigo de hoje, falaremos sobre o uso da borracha na indústria e quais artefatos podem ser originados a partir dessa matéria-prima poderosa. Continue com a gente!

 

A borracha como matéria-prima importante

A borracha para a indústria é um material elástico produzido a partir de árvores tropicais que crescem principalmente na Amazônia (borracha natural). O material possui muitas utilidades, desde produtos de higiene pessoal, como luvas e preservativos, até pneus para automóveis e motocicletas. Também é usada em outros produtos, como mangueiras, tampas de garrafas e brinquedos.

É considerada uma matéria-prima versátil e que pode ser usada de diversas maneiras. Por ser um material durável e flexível, possui valor para a indústria.

A borracha também tem um papel importante na economia global, pois é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de produtos que são exportados para outros países.

 

As diferentes aplicações da borracha para a indústria

Atualmente, a borracha para a indústria é utilizada como um isolante elétrico, amortecedor de choque, impermeabilizante e selante. A borracha também é muito durável, o que a torna ideal para aplicações em que o material precisa suportar peso ou resistir a condições extremas.

O produto tem sido usado na indústria automobilística por décadas. É amplamente utilizado em pneus, mangueiras e selos. É utilizado também em motores, transmissões e embreagens para amortecer vibrações e reduzir o ruído.

 

Os principais componentes de borracha para a indústria

Existem diversos tipos de borracha para a indústria, cada um com suas próprias características e aplicações. Abaixo, listamos os principais e os artefatos produzidos:

 

Borracha EPDM

A borracha de EPDM (etileno propileno dieno) é um dos tipos de matéria-prima elastomérica mais utilizadas no mercado. É usada na indústria automobilística na vedação das portas, mangueiras de radiador e paredes laterais dos pneus. 

Também é utilizada como membranas de telhado, janelas de navios e aviões.

Suas principais propriedades são resistência à UV, oxidação, ozônio e intempéries.

 

Borracha Nitrílica

Também conhecida como NBR (acrilonitrilo butadieno), a borracha nitrílica é um tipo de elastômero sintético que apresenta excelente resistência à abrasão, aos óleos, ácidos, solventes e combustíveis.

Além disso, possui boa resistência elétrica e boa estabilidade térmica. Por essas características, a borracha nitrílica é muito utilizada na fabricação de mangueiras para combustíveis, lubrificantes e óleos, além de vedações para equipamentos elétricos e hidráulicos.

 

Borracha Cloropreno ou Neoprene

Conhecida como CR (policloropreno), a borracha cloroprene apresenta excelente resistência à ozônio, intempéries e produtos químicos. 

Possui boa elasticidade e flexibilidade mesmo em baixas temperaturas (-40 °C). Por essas características, é amplamente utilizada na fabricação de mangueiras para ar comprimido e água gelada, além de luvas impermeáveis para trabalhos em contato com produtos químicos nocivos.

 

Borracha SBR 

Também chamada butadieno-estireno , a borracha SBR apresenta boa resistência à abrasão e envelhecimento precoce. Possui ainda ótima elasticidade mesmo em baixas temperaturas (-40 °C). 

Por essas características é usada na fabricação de diversos produtos, como pneus, mangueiras, correias e também na confecção de peças para a indústria automotiva, como painéis de instrumentos, vedações e mangueiras.

 

Borracha Natural

A borracha Natural ou borracha NR é gerada de fontes vegetais, através da coagulação do látex extraído das árvores seringueiras. É uma borracha que possui características de alta resistência mecânica e por isso é muito utilizada em batentes, coxins e pneus. Como vimos, a utilização da borracha para a indústria favorece a produção de diversos tipos de componentes. 

Logo, podemos concluir que a borracha para a indústria é um segmento que garante a produtividade e desenvolvimento econômico para o país.

 

Autotravi garante soluções em borracha de alta performance

A Autotravi possui mais de 75 anos de experiência no ramo de borrachas, sendo uma referência no Brasil e no exterior.

A empresa conta com uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, garantindo a qualidade e a eficiência dos seus produtos.

Um destaque para a Autotravi é ser uma empresa certificada ISO 9001, que reforça sua credibilidade no mercado.

Para adquirir artefatos de borracha para a indústria, a solução é a Autotravi.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!