Você já ouviu algo sobre borracha natural e sintética? Conhece a diferença entre elas?
A borracha é um material versátil e de grande usabilidade em diversos segmentos industriais. Entretanto, por ser dividida entre os tipos naturais e sintéticos, seu emprego varia de acordo com a necessidade da aplicação.
No artigo de hoje falaremos sobre as principais diferenças entre a borracha natural e sintética, bem como sua empregabilidade em diversos tipos de produtos. Continue com a gente e aproveite sua leitura!
Um pouco de história para a borracha natural e sintética
A borracha natural é proveniente da coagulação do látex, substância extraída da seringueira.
A região do Amazonas é uma das maiores produtoras de látex e teve destaque na importação no século XIX. Entretanto, com a concorrência asiática, teve uma queda que originou uma crise no segmento.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, as indústrias começaram a trabalhar com a borracha sintética, que tinha um processo de fabricação mais rápido do que a borracha natural. Apesar das características semelhantes entre as duas, a borracha sintética apresentava uma leve inferioridade em relação à natural.
Com sua chegada, o segmento de borracha natural entrou novamente em declínio, já que era possível obter borracha sintética com um menor custo financeiro e em um tempo reduzido.
O que é a borracha natural?
O látex, que origina a borracha natural, é uma substância extraída especialmente da seringueira. A partir de um corte de aproximadamente 13 mm no tronco da árvore, o látex é colhido e levado para originar a borracha.
Para a fabricação da borracha o látex passa por um processo de coagulação, onde é misturado com água, antioxidantes naturais, vulcanizadores, proteínas e demais componentes.
A borracha natural possui diversas propriedades que favorecem sua utilização na indústria como:
- Boa elasticidade;
- Não dissolve na água;
- Pode ter seu volume aumentado com a umidade;
- Boa resistência a tração;
- É flexível;
- Conta com ótimas propriedades dinâmicas;
- É permeável ao gás, dentre outras;
No início, a borracha natural era utilizada para a fabricação de borrachas escolares, seringas e até mesmo galochas. Com o aumento dos estudos que potencializaram o uso da borracha, hoje ela já é usada para a fabricação de pneus, produtos médicos e hospitalares, estrutura de pavimentação, dentre outras aplicações.
O que é a borracha sintética?
A borracha sintética, como o nome sugere, é desenvolvida pela transformação química de hidrocarbonetos. Seu processo de fabricação é totalmente industrializado.
Apesar do produto sintético possuir muitas características semelhantes à borracha natural, ainda não foi possível copiar suas propriedades de forma equivalente, por isso cada aplicação precisa ser bem analisada para escolher o correto tipo de borracha ou a combinação delas.
Para a classificação da borracha sintética, é realizada a divisão nos seguintes grupos:
- SRB;
- BR;
- EPDM;
- NBR;
- CR;
- TPE;
- Borrachas especiais;
Cada um desses grupos de borracha sintética possui propriedades exclusivas que definem a indicação de uso.
Um exemplo é a borracha nitrílica que possui alta resistência a óleos e combustíveis, o que aumenta seu emprego na indústria automobilística.
Diferenças entre a borracha natural e sintética
Em se tratando de aplicações industriais, a borracha natural possui alguns pontos negativos para alguns casos, como menor resistência à tração e maior probabilidade de oxidação.
Para aumentar essa resistência, a borracha natural passa por um processo chamado vulcanização, que foi descoberto por Charles Goodyear em 1839. Esse processo consiste na adição de enxofre a borracha aquecida, aumentando sua resistência.
A borracha sintética apresenta maior resistência térmica e a abrasão do que a borracha natural, além de ser resistente à água. Isso favorece o uso da borracha sintética em aplicações que vão exigir esforços, como equipamentos industriais e veículos.
Aplicações da borracha natural e sintética
Hoje a borracha natural é amplamente utilizada para a fabricação de produtos médicos e hospitalares como luvas, seringas e tubos.
Ainda é aplicada para a produção de borrachas escolares, cabos de energia, pneus e outros produtos. Por ser um produto ecológico, valoriza a marca da empresa nas questões de preservação do meio ambiente e sustentabilidade.
A borracha sintética é um produto de maior durabilidade e resistência, sendo utilizada para a fabricação de peças, perfis de vedação, sistemas de amortecimento e impermeabilização, dentre outros.
Em alguns tipos de aplicações, é comum a mistura da borracha sintética com a natural. O objetivo é potencializar as propriedades positivas de cada tipo para originar soluções de alta resistência.
Seja para a aquisição de produtos em borracha natural ou sintética, a qualidade de fabricação e a garantia de procedência da matéria-prima é fundamental.
A Autotravi trabalha com um laboratório próprio para testar a eficiência de produtos desenvolvidos em borracha natural ou sintética.
Além da qualidade da matéria-prima, a Autotravi é certificada ISO 9001, o que aumenta sua credibilidade no segmento.
Para trabalhar com soluções em borracha natural e sintética, fale com a Autotravi.
Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.
Até a próxima!