A linha amarela é um segmento importante para diversos setores, especialmente para a construção civil.

Ela foi criada para atender às demandas da construção civil, oferecendo soluções eficientes para o transporte de materiais pesados.

Fique com a gente neste artigo e veja mais sobre a história da linha amarela e a importância para a construção civil. Aproveite sua leitura!

 

História da linha amarela

A história da linha amarela começa no final no século XIX, quando a agricultura ainda trabalhava com força animal.

Com o objetivo de favorecer esse processo, em 1886 foi criada a primeira colheitadeira combinada. Já em 1890, iniciaram os primeiros tratores a vapor para uso somente na agricultura.

Nessa época, foi construído o primeiro trator com motor de tração a vapor. Entretanto, esse modelo utilizava rodas metálicas e ainda atolava em solos macios. Então as rodas foram substituídas por esteiras, para aumentar a área de contato do veículo com o solo para evitar o atolamento.

Em 1906, o modelo de trator de esteira começou a ser testado com funcionamento a gasolina. Logo em seguida, 1910, começou a fabricação de tratores com pneus.

Em 1919, foram produzidos tratores esteira em larga escala, que são considerados os “ancestrais” de linhas mais modernas. Já em 1921, começou a produção de um dos tratores mais utilizados, que foi o Caterpillar D6.

Com a expansão da linha amarela, em 1928 começou a ser fabricada a motoniveladora, que passou a atender a diversas necessidades de clientes.

Em 1931, foi produzido o primeiro trator a diesel. Apesar de não ter cabine de segurança, já apresentava a estrutura dos tratores de esteira modernos, começando a ser fabricado em massa.

Nessa mesma época, os tratores começaram a ser pintados de amarelo, justamente para destacar sua presença e identificar a ocorrência de obras em determinado lugar.

A partir de então, a linha amarela passou a atuar na construção civil, sendo utilizados em 1937 para a construção da ponte Golden Gate.

 

A importância da linha amarela para a construção civil

Atualmente, a linha amarela é fundamental para a construção civil, garantindo que todo o projeto seja executado no prazo e com um custo menor.

Continue sua leitura e veja alguns dos benefícios que a linha amarela proporciona para a construção civil:

  • Aumento da produtividade:

Com o uso de tratores, é possível garantir um trabalho mais rápido e de maior qualidade, diminuindo as chances de retrabalho.

Além disso, os tratores contribuem para a redução de trabalho manual, garantindo também uma qualidade padronizada para todas as etapas da obra.

  • Redução de custos:

Recebendo os devidos cuidados, os tratores utilizados na construção civil apresentam maior durabilidade. Também diminuem o custo de homem/hora e garante maior economia de recursos diversos.

  • Otimização de tempo:

Outra vantagem dos tratores na construção civil é garantir um trabalho em menor tempo, mantendo a obra dentro do prazo. 

Isso possibilita utilização das horas excedentes para outras atividades importantes referentes ao projeto.

 

Por que a linha amarela também é importante para outros setores?

Indiretamente, a linha amarela também fomenta outros segmentos industriais. Por sua importância, especialmente na mineração e na construção civil, a fabricação de tratores tornou-se um setor importante para a economia.

Além da indústria automobilística, responsável pela fabricação de montagem de tratores, a linha amarela também movimenta em larga escala a indústria do aço e da borracha.

A Autotravi, por exemplo, é especialista em artefatos de borracha, sendo grande alimentadora da indústria automobilística.

Assim como o exemplo da Autotravi, a linha amarela envolve diversos segmentos que, direta ou indiretamente, são beneficiados pela fabricação e aplicação de seus produtos.

 

Os modelos mais populares da linha amarela na construção civil

Com a evolução da linha amarela de tratores e conforme as necessidades da construção civil, diversos modelos estão presentes na maior parte dos canteiros de obras ou até mesmo em mineradoras.

Veja a seguir alguns dos principais modelos de tratores da linha amarela que atuam na construção civil.

Escavadeira hidráulica

É uma máquina que apresenta força e versatilidade, já possui diversos acessórios como lanças, esteiras, caçamba, dentre outros, que podem desempenhar inúmeras funções.

Motoniveladora

A motoniveladora é utilizada para nivelar o terreno, sendo empregada tanto para espalhar ou cortar materiais. Garante um trabalho preciso devido ao seu ótimo controle operacional.

Trator esteira

É uma máquina pesada como locomoção a partir de um sistema hidrostático ou mecânico. É utilizado para escavação, reboque ou terraplanagem.

Retroescavadeira

Esse é um dos tratores da linha amarela mais utilizados em canteiros de obras. É uma máquina bastante versátil, unindo as funções de trator, carregadeira e escavadeira.

Pá carregadeira

Tem como função carregar materiais, podendo ser utilizada para aplainar, suavizar, empurrar materiais, além de nivelar e realizar escavações menores.

Minicarregadeira

Também é um dos equipamentos da linha amarela bastante utilizada por poder trabalhar com diversos instrumentos. Por seu tamanho compacto, é utilizado em locais menores e com acessos limitados, como centros urbanos.

Miniescavadeira

Apesar de ter um tamanho mais compacto em relação à escavadeira, é um equipamento bastante robusto. Assim como a minicarregadeira, é usada em espaços limitados.

O segmento de linha amarela contribui direta e indiretamente para diversos setores, gerando empregos e maior eficiência para a construção civil e outros setores que se beneficiam de seus produtos.

Aproveite a conheça um pouco sobre a Autotravi, que também está indiretamente ligada a linha amarela.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!