A borracha é um material comumente utilizado na indústria e oferece várias vantagens. Sua elasticidade e capacidade de se adaptar a diversas formas a tornam ideal para as mais diversas aplicações.

Além disso, a borracha é um material durável e resistente, o que a torna perfeita para produtos que precisam ser usados por muito tempo.

Neste artigo, vamos abordar as principais vantagens da borracha e como ela pode ser usada na indústria. Aproveite sua leitura!

 

Aplicações da borracha na indústria

A borracha natural é um material elástico produzido a partir da seiva de árvores da família das Euphorbiaceae. Ela pode ser natural ou sintética. A borracha sintética é feita a partir de processos químicos, normalmente com petróleo.

Sua composição química é a base para a produção de diversos produtos, como pneus, guarnições e componentes diversos.

O material possui propriedades úteis, como elasticidade, impermeabilidade, isolamento, flexibilidade e resistência à temperatura. Essas características fazem da borracha um material ideal para diversos produtos como vedações, selantes, adesivos, isolantes, luvas, brinquedos e calçados.

Qual a importância da borracha para a indústria brasileira?

Muitas aplicações industriais utilizam a borracha na fabricação de produtos de isolamento térmico, como tubos e mangueiras. Também é utilizada na fabricação de produtos de isolamento acústico, como espumas e mantas.

A importância da borracha na indústria brasileira é inestimável. É um material versátil que atende às necessidades de diversos setores e contribui para aumentar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos fabricados no Brasil.

 

Os tipos de borracha aplicados na indústria

São diversos os tipos de borracha que podem ser utilizadas, cada um com características específicas que as tornam adequadas para determinadas aplicações. Confira!

  • Borracha natural:

A borracha natural apresenta excelentes propriedades elásticas e mecânicas. É um material resistente e versátil.

  • Borracha sintética:

A borracha sintética é feita a partir de polímeros sintéticos e apresenta propriedades semelhantes à borracha natural. Sua principal vantagem é a maior resistência à deterioração causada pelo tempo e pelo calor. 

  • Borracha termoplástica:

Se diferencia dos outros dois tipos pelo fato de não ser elástica. Suas principais características são a rigidez e a baixa adesividade.

 

Vantagens da utilização da borracha na indústria

As principais vantagens de se utilizar borracha na indústria são:

  • É um material muito resistente e durável, o que a torna ideal para a fabricação de produtos sujeitos a muito uso e desgaste;

 

  • Possui excelentes propriedades elásticas, sendo indicada para a fabricação de produtos que precisam de flexibilidade;

 

  • Conta com boas propriedades isolantes térmicas e elétricas, o que a torna um material útil na fabricação de produtos como cabos elétricos e mangueiras para fluídos quentes;

 

  • Apresenta boa resistência a intempéries e a condições adversas, sendo ideal para a fabricação de produtos destinados à utilização em ambientes externos;

 

  • A borracha é um material relativamente barato e fácil de trabalhar, o que a torna uma opção atraente para indústrias;

 

Autotravi oferece produtos em borracha de qualidade

A Autotravi é um empresa especialista em borracha que oferece uma linha completa de produtos, sendo referência nacional e internacional.

Nós submetemos nossos produtos a testes de propriedades diversas e asseguramos sua compatibilidade com os maiores padrões exigidos.

Entre em contato com nossa equipe e encontre a solução que sua empresa busca.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!