No mercado industrial é possível encontrar diversos tipos de borracha, e estas possuem um papel importante nos diversos segmentos industriais.

Atualmente a borracha é um material que possui presença garantida em nosso cotidiano. Desde projetos automotivos ou para a fabricação de artefatos diversos, ela é um produto versátil e que apresenta diversas vantagens em seu uso.

Continue a leitura desse artigo e conheça os principais tipos de borracha encontradas no mercado, suas características e empregabilidade em diversos setores. Aproveite!

O que é borracha?

A borracha é um polímero. Sua composição pode ser natural, derivada do látex ou sintética, derivada de petróleo. 

Entretanto, os elementos de sua composição podem originar estruturas diferentes de polímeros, divididas em fibras sintéticas, plásticos e borrachas.

A borracha natural é extraída a partir de vegetais de regiões tropicais, como a seringueira. Por ser um elastômero natural, possui alta elasticidade, flexibilidade e resiliência.

É bastante utilizada na indústria automobilística para a fabricação de pneus. Também é aplicada na confecção de materiais hospitalares e peças de vestuário.

Já a borracha sintética é criada a partir de reações químicas da polimerização, que é um processo mais rápido e com menor custo quando comparado a extração da borracha natural.

Por ser mais resistente a variações de temperatura, óleos e combustíveis, é bastante aplicada em indústrias metalmecânica e automobilística para processos de vedação, além de petroquímicas, construção civil e demais segmentos.

A partir do próximo parágrafo você conhecerá os principais tipos de borrachas utilizados na indústria e suas principais características.

Tipos de borracha

Os tipos de borracha possuem nomes comerciais e também abreviaturas que são determinadas principalmente pela norma ASTM-D 2000

Dessa forma, fica mais fácil identificar seus respectivos tipos, e conhecer suas propriedades para que sejam empregadas de maneira adequada. 

  • Borracha natural (NR)

Como vimos anteriormente, a borracha natural é fabricada a partir da coagulação do látex extraído das seringueiras.

Esta possui alta elasticidade, flexibilidade e é resiliente, o que facilita a moldagem de peças e aumenta sua resistência. Daí seu uso na indústria automobilística.

É importante ressaltar que a produção de borracha natural começa em cerca de 7 a 8 anos após o plantio das árvores. Isso pode aumentar o custo do material, além de maior tempo para se obter o produto.

  • Borracha de Estireno Butadieno (SBR)

 

Também chamada SBR, esse tipo de borracha sintética é um polímero de butadieno e estireno, produzido em emulsão ou solução.

É um dos tipos mais utilizados na indústria, principalmente por seu custo, já que o volume aumenta ao ser misturado com óleos.

Uma das características principais do SBR é a resistência à abrasão e ao envelhecimento por calor. Por isso, esse tipo de borracha é bastante aplicado para a fabricação de pneus para veículos de pequeno porte.

  • Borracha de Etileno Propileno (EPDM e EPM)

 

A borracha EPM é um polímero de etileno e propileno, que é polimerizado por catalisadores Ziegler. 

Os polímeros formados não apresentam instauração de moléculas, e podem ser vulcanizados com enxofre ou peróxidos. 

Já o EPDM é originado a partir da adição pequena de um monômero, geralmente diolefina não conjugada. Para o EPDM, a vulcanização pode ser feita da forma convencional.

Tanto a borracha EPM como a EPDM possuem alta resistência ao envelhecimento, variações de calor, ozônio, ácidos diluídos e óleos de origem vegetal e animal. 

Além disso, esses dois tipos são empregados na indústria automobilística na produção de para-brisas, janelas e vedações. Também são utilizadas na construção civil para vedação de portas, janelas e até mesmo em painéis solares. E por ser resistente à água, é aplicada em vedações e sistemas de impermeabilização.

  • Borracha de Acrilonitrila Butadieno (NBR)

 

O chamado NBR é um polímero de butadieno, originado por polimerização em emulsão. 

Dentre suas características, podemos destacar a resistência a óleos e combustíveis, além de resistir a variações de temperaturas. 

É aplicada em instalações petrolíferas, para fabricação de rolos de impressão em indústrias gráficas, no segmento automobilístico e na fabricação de anéis de vedação para instalações de esgoto e pluviais.

  • Borracha de Acrilonitrila PVC (N7400)

 

Esse tipo de borracha é produzido a partir da mistura de NBR e PVC, possuindo alta resistência a ozônio, fluidos aromáticos e óleos. 

Se o N7400 apresenta grande concentração de PVC, possui mais resistência ao ozônio e maior deformação por compressão em temperaturas elevadas.

É usado para a fabricação de mangueiras condutores de óleos e solventes, gaxetas para equipamentos de refrigeração, anéis de vedação e até mesmo revestimento para tanque de combustíveis.

  • Cloropolipreno CR – (Neoprene)

 

É um cloropreno originado do acetileno e do gás clorídrico. O neoprene é dividido em dois grupos:

  • G: (GN, GNA e GRT) sendo inter polimerizados com enxofre, utilizando bissulfeto de tiuram como estabilizador;

 

  • W: que engloba os subgrupos WB, WRT, WX, WHV, W e WE.

 

O neoprene é utilizado para a fabricação de correias, artefatos moldados e extrudados, dispositivos de impermeabilização, amortecedores, dentre outros.

 

  • Silicone (SI)

O silicone é uma borracha de alta resistência a variações de temperatura além de características atóxicas. Essas propriedades aumentam sua usabilidade no setor médico e hospitalar na fabricação de cateteres, drenos, tubos e demais produtos de saúde. 

Também pode ser aplicado em funcionalidades impermeabilizantes, revestimentos e adesivos. É usado na indústria automobilística, aviação e aeroespacial.

 

  • Borracha Butílica (IIR)

 

É um polímero de isobutileno que pode ser submetido a vulcanização. Além de possuir baixo grau de instauração, o IIR é resistente à oxidação por oxigênio e ozônio, sendo também resistente ao calor.

Sua principal aplicação é na fabricação de câmaras de ar e artefatos que exigem baixa permeabilidade a gases e água.

  • Flourocarbono (FPM) – (Viton)

 

É resistente ao calor e frio, ozônio, solventes e produtos químicos. É aplicado para revestir cilindros em indústrias químicas e de petróleo, evaporadores de usina e estruturas que mantêm contato com ácidos nitrílicos concentrados.

Agora que você conhece mais sobre os tipos de borracha presentes na indústria, suas propriedades e aplicações, conheça mais sobre a Autrotavi.

Autotravi fornece soluções em vários tipos de borracha

Com mais de 75 anos de experiência em borrachas, a Autotravi é uma referência no Brasil e no exterior.

Trabalhando com um laboratório próprio para testagem de materiais, nós garantimos um estoque de produtos que conta com diversas soluções fabricadas em todos os tipos de borracha.

Um de nossos diferenciais é sermos certificados com a ISO 9001, destacando nossa credibilidade no mercado.

A Autotravi garante especialmente produtos em borracha de EPDM, NBR, NR, SBR e CR para sua empresa.

Esse conteúdo te ajudou? 

Então comente, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhado nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!