Desde o início da pandemia do coronavírus, o mundo inteiro tem sido afetado de diversas formas. Uma das principais áreas que sentiu os efeitos da crise foram as montadoras em relação aos semicondutores. 

Esses componentes são essenciais para a fabricação de diversos produtos, como computadores, celulares e componentes eletrônicos utilizados nos automóveis. Porém,  a crise freou o fornecimento chinês que é a principal fonte mundial de semicondutores, o que impactou fortemente estes segmentos de produtos eletrônicos.

As montadoras estão enfrentando um grande desafio para conseguir os semicondutores necessários para a produção de seus carros.

Neste artigo, vamos entender como a crise no setor automotivo está afetando as montadoras e as empresas de semicondutores. Além disso, vamos ver quais são as soluções encontradas pelas companhias para superar esse período difícil. Continue com a gente!

 

A importância dos fornecedores de semicondutores para as montadoras

Os fornecedores de semicondutores são essenciais para as montadoras, pois eles produzem os componentes que fazem os carros com alta tecnologia funcionarem. Sem eles não haveria acesso a microprocessadores, por exemplo.

A indústria automotiva está em um período de mudança rápida, com novas tecnologias sendo introduzidas constantemente. Essas tecnologias exigem mais semicondutores, que são cada vez mais difíceis de se obter.

Sem estes fornecedores, as montadoras não conseguem lançar novos produtos. Isso pode colocar em risco o futuro das montadoras, que precisam inovar constantemente para se manterem presentes no mercado, ainda mais com a ascensão dos automóveis movidos por energia elétrica.

 

Como a crise no setor de semicondutores afeta as montadoras?

As montadoras estão lidando com a crise no setor de semicondutores da mesma forma que todas as outras empresas: com muita cautela.

Elas têm investido em pesquisas e na criação de novas tecnologias para se manterem à frente da concorrência, mas a crise no setor de semicondutores tem afetado negativamente o desempenho dessas empresas.

Algumas montadoras, como a General Motors, anunciaram recentemente que vão suspender ou reduzir a produção de alguns modelos de carros devido à escassez de semicondutores. Outras, como a Ford, estão buscando alternativas sem semicondutor.

A Honda, por exemplo, anunciou que vai suspender a produção de alguns de seus modelos nos Estados Unidos e na Europa. A Toyota também enfrenta problemas e já anunciou o fechamento de algumas fábricas.

A crise no setor de semicondutores tem sido causada pelo aumento da demanda por smartphones e outros dispositivos eletrônicos, que utilizam cada vez mais esses chips. Além disso, muitos países se tornaram dependentes da China desta tecnologia e a pandemia somada a problemas geopolíticos tem contribuído para aumentar ainda mais a escassez do semicondutor.

Como resultado da escassez de semicondutores, as montadoras estão enfrentando um grande desafio para sua produção acompanhar o ritmo do mercado.

 

As estratégias das montadoras para lidar com a crise nos semicondutores

Com a crise nos semicondutores, as montadoras estão adotando várias estratégias para lidar com o problema. 

Algumas delas estão investindo em novas tecnologias, outras estão reposicionando suas marcas e outras buscam parcerias para diminuir os custos.

Para lidar com a crise, as montadoras estão investindo em tecnologias diferentes, reposicionando suas marcas e buscando parcerias. O objetivo é diminuir os custos e manter a competitividade.

Os governos de vários países, incluindo o Brasil, estão investindo pesado em inovação e tecnologia. Além disso, algumas montadoras uniram-se para criar fundos de investimento de incentivo a inovação. 

A ideia é que esses fundos possam ser usados para financiar pesquisas e novos projetos na área de semicondutores e tecnologias avançadas.

A Stellantis, por exemplo, pretende aumentar o número de fornecedores na América do Sul em 70%. Ela tem buscando alternativas modais para garantir os suprimentos e identificar fornecedores que possam se instalar no Brasil. Essa é uma medida bastante favorável para o país, não só para a geração de empregos como maior favorecimento da indústria automotiva.

 

Como as montadoras podem driblar a crise nos semicondutores?

Muitas montadoras estão buscando alternativas para manter o fornecimento de semicondutores, como o aumento da produção interna desses componentes. Outra possibilidade é diminuir a dependência dos fornecedores externos, investindo em parcerias estratégicas com outras empresas do setor.

Além disso, as montadoras também estão buscando soluções inovadoras para reduzir o consumo de semicondutores. 

Uma das ideias é utilizar componentes eletrônicos mais simples em alguns produtos, como substituir os chips de última geração por versões mais antigas em alguns modelos de automóveis.

Enfim, as montadoras estão enfrentando a crise no fornecimento de semicondutores de diversas formas. Com iniciativas inovadoras e estratégias bem planejadas, elas conseguirão superar esse desafio e continuarão produzindo veículos cada vez mais atrativos para o mercado.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!