A indústria automobilística possui um papel importante no Brasil. Além de ser um setor que supre necessidades do mercado, contribui para o crescimento de outras empresas, dentre elas, as empresas do segmento de borracha.

Mesmo em períodos de crise, a fabricação de automóveis se manteve presente, gerando empregos e oportunidades de negócios. 

Fique com a gente neste artigo e veja a importância da indústria automobilística no Brasil e como esse setor movimenta a economia de forma positiva. Aproveite sua leitura!

 

O início da indústria automobilística no Brasil

A fabricação de automóveis chegou ao Brasil no início do século XX e desde então fixou a produção até os dias de hoje.

Estima-se que a indústria automotiva ganhou força durante o período de governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Nesses períodos, algumas medidas foram tomadas para favorecer a indústria, como a importação de automóveis e compra de peças.

Outro fator que contribuiu para esse crescimento foi a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que passou a fornecer matéria-prima para a fabricação de automóveis e peças.

Durante o governo de Kubitschek, foi dado às indústrias brasileiras condições de desenvolver automóveis com tecnologia brasileira. A Romi foi a indústria responsável por produzir um carro 100% brasileiro.

Com o mercado de automóveis promissor, em 1959 a Volkswagen se estabeleceu no Brasil, montando os prêmios modelos Fusca e Kombi. Já no fim dos anos 70, além do surgimento de pequenas empresas, a GM, Ford e Fiat chegaram para liderar o mercado juntamente com a Volkswagen, formando o grupo das principais indústrias de automóveis do Brasil.

Hoje a indústria automobilística é um dos setores que mais geram empregos. Vale ressaltar que sua participação no mercado vai além de sua própria produção. Afinal, para a montagem de um veículo são necessários diversos componentes que são produzidos por outros segmentos.

Com isso, para movimentar a indústria de automóveis, também existe a participação indireta de outras empresas como fabricantes de pneus, vidros, componentes de borracha, tinta automotiva e até a indústria de combustíveis.

Olhando em uma visão panorâmica, a indústria automobilística ainda contribui para os setores de oficinas autorizadas, auto centers, borracharias e até mesmo oficinas mecânicas de pequeno porte. Para quem é proprietário de veículo, esses serviços são essenciais para manter a segurança no trânsito.

 

Qual a importância da indústria automobilística no Brasil?

Como vimos acima, o mercado automobilístico é um grande gerador de empregos e que movimenta a economia do Brasil. Diversos setores estão atrelados à produção de veículos, aumentando o giro da economia e do mercado.

Com os avanços tecnológicos, a indústria automobilística ganhou ainda mais força. Aplicativos de veículos que chegaram ao Brasil permitiram não só a criação de uma nova atividade profissional como também a possibilidade de gerar renda extra.

Logo, é fácil entender por que a venda de automóveis nos últimos anos tem aumentado tanto, não só por questões de conforto, mas também como um investimento. Se o mercado demanda a fabricação de novos veículos para atender as demandas do consumidor final, empresas que atendem a indústria automobilística também precisam investir na produção de insumos que irão atender as necessidades das montadoras.

Podemos considerar que a indústria automobilística gera um ciclo produtivo constante, envolvendo diversos nichos de mercado. Mesmo em tempos difíceis, é um segmento que se mantém firme e garante os empregos e o desenvolvimento econômico. Desta forma, entendemos sua importância para o mercado brasileiro.

 

Inovações para a indústria automobilística no Brasil

Assim como diversos segmentos, a indústria automobilística já se adequa aos padrões da Indústria 4.0, ou seja, a quarta revolução industrial. Empresas especializadas em automação industrial também são influenciadas pelas montadoras, já que a maior parte das atividades são executadas por robôs.

É interessante que a inovação da indústria automobilística no Brasil vai além dos seus processos produtivos, mas no conceito do automóvel, necessidade de seus fornecedores, funcionários, motoristas e usuários, focando na sustentabilidade socioambiental.

Com base na evolução da indústria de veículos, são esperadas tendências que vão movimentar outros segmentos, além das quais já atendem a produção de automóveis.

 

Carros elétricos

Em tempos de forte apelo sustentável, a produção de carros elétricos é uma realidade no mercado.

Apesar do Brasil ainda não fabricar carros elétricos, em 2021 a Fiat já apresentou seu primeiro modelo, montado no exterior. Isso já sugere a tendência desse modelo de veículo ser montado no Brasil.

O principal objetivo dos carros elétricos é a utilização de uma energia renovável e a diminuição da dependência do petróleo.

Além dos setores de energia, as empresas de borracha e plástico também vão ter espaço na produção de carros elétricos. Esse tipo de matéria-prima poderá ser empregada na fabricação de cabos e sistemas de alimentação.

 

Internet das coisas – IoT

Os segmentos de tecnologia também estarão presentes nos automóveis. Hoje já é possível adquirir veículos que permitem conexão com diversos dispositivos.

Espera-se que essa conectividade possa fornecer informações úteis ao motorista, não só para facilitar o uso do carro, como também acompanhar seu estado e a necessidade de manutenção.

 

Rota 2030

A Rota 2030 de Mobilidade e Logística é uma proposta do Governo Federal para o investimento em pesquisa de novas tecnologias para o setor automobilístico. O objetivo é fornecer incentivo fiscal para que nos próximos 10 anos as montadoras de veículos trabalhem com tecnologia 100% brasileira. As montadoras que investirem em tecnologia nacional serão premiadas com subsídio do governo e redução no imposto de renda.

Apesar de todas as crises que o Brasil já enfrentou, considerando a mais recente devido à pandemia, a indústria automobilística se manteve forte, garantindo a movimentação da economia e gerando empregos. Como mencionamos, a indústria automobilística favorece diversos outros setores industriais, favorecendo a estabilidade do PIB. Com as inovações previstas, a tendência é de crescimento, mantendo seu posto de um dos segmentos mais produtivos do país.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!