O ciclo da borracha foi um grande impulsionador para a economia do Brasil, principalmente para a região Norte, a maior produtora de látex do país.

Hoje a borracha é um dos principais produtos de exportação do Brasil, sendo uma das matérias-primas utilizadas em diversos segmentos industriais.

No artigo de hoje, falaremos sobre a cronologia do ciclo da borracha, sua importância para a economia brasileira e como as empresas do segmento garantem a qualidade da borracha para a indústria. Continue com a gente!

Cronologia do ciclo da borracha

O ciclo da borracha ocorreu na floresta amazônica em dois períodos: de 1879 a 1912 e de 1942 a 1945.

Durante esse período, a produção de borracha foi uma das principais atividades econômicas do Brasil.

Uma média de 100 mil pessoas, principalmente nordestinos, fugiam da seca e se aventuraram na extração de látex. Nesse período, o Brasil chegou a exportar cerca de 40 mil toneladas de borracha por ano para os Estados Unidos e a Europa.

Com a chegada do século XX e o aumento das indústrias, principalmente a automotiva, a demanda pela borracha aumentou vertiginosamente. 

Cada ciclo da borracha no Brasil passou por momentos distintos. Veremos cada um deles a seguir.

Primeiro ciclo da borracha (1879 a 1912)

Nesse período, a indústria automobilística apresentou um grande crescimento em todo o mundo. O principal fornecedor de borracha era o Brasil.

A região da Amazônia era a principal produtora de látex do mundo e acabou se tornando um grande centro de exportação.

Nesse período, o valor da borracha sofreu um grande aumento, principalmente pela importação dos Estados Unidos e Europa para suprir suas indústrias.

Vale ressaltar que após a descoberta da vulcanização da borracha por Charles Goodyear em 1939, a indústria automobilística se tornou uma das principais consumidoras de borracha.

A necessidade de aumentar a extração de látex atraiu povos de diversas regiões. Como citado acima, a maioria era do Nordeste, que procuravam melhores condições de trabalho, já que a região nordestina sofria com a seca.

O ciclo da borracha nesse período permitiu um grande crescimento da região Norte do Brasil.

Com o aumento de trabalhadores, foram construídas casas, pontes, escolas e estradas, além da instalação de sistemas de água, esgoto e energia elétrica.

A partir de 1910, a Holanda e Inglaterra também passaram a produzir látex na Ásia. Isso gerou uma grande competitividade de valores e o Brasil acabou perdendo o monopólio.

Em 1920, a região Norte do Brasil teve uma queda na economia, principalmente com evasão de trabalhadores que buscaram novas oportunidades. Isso acabou com o fechamento das indústrias de borracha nessa região.

Segundo ciclo da borracha (1942 a 1945)

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses invadiram a Malásia, que era a grande produtora de látex do mundo. 

Com o controle dos seringais pelos japoneses, os Estados Unidos voltaram a importar a borracha do Brasil por um valor muito alto.

Para atender a demanda, o governo brasileiro precisou retomar as atividades em tempo recorde, reabrindo as indústrias de látex e mobilizando trabalhadores.

Em 1943 houve a chamada “Batalha da borracha”. Os nordestinos foram obrigados a se alistarem para trabalhar nos seringais da Amazônia. Eram conhecidos como “soldados da borracha”.

Com o fim da Segunda Guerra em 1945, o segundo ciclo da borracha no Brasil também foi findado.

Borracha nos dias atuais

Atualmente, o estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural do Brasil.

Apesar das várias nuances que marcaram o ciclo de borracha no Brasil, ela continua sendo uma matéria-prima de destaque na indústria. 

Utilizada desde a produção de calçados a materiais de vedação e peças automobilísticas, a borracha está presente na indústria e o nosso dia a dia.

Na indústria moderna, a aplicabilidade da borracha é dividida de acordo com o processo de fabricação ou com o uso do objeto.

Produtos em borracha que são moldados por técnicas de compressão, transferência ou injeção são utilizados para instrumentos domésticos, no segmento agrícola, farmacêutico e até médica.

Já aqueles originados por processo de extrusão são aplicados na indústria automobilística, na construção civil e demais indústrias que precisam utilizar esse processo para a borracha. Normalmente neste tipo de aplicação entra o EPDM (linkar com os tipos de borracha), uma borracha sintética, a qual é utilizada na grande maioria dos produtos da Autotravi. 

Apesar do Brasil não possuir mais o monopólio mundial para o fornecimento de borracha, ainda é um grande produtor e exportador, o que é ótimo para a economia interna.

O ciclo da borracha marcou um período de prosperidade e crescimento, principalmente para a região Norte. Com o constante crescimento da indústria e a criação de novos produtos, o Brasil ainda mantém um lugar de destaque na exportação de borracha.

Certificado de análise de borracha

As indústrias que utilizam a borracha como principal matéria-prima precisa emitir o certificado de análise de borracha.

Para a emissão desse certificado, é preciso que a borracha seja analisada em todas as suas propriedades e se elas correspondem aos parâmetros pré-estabelecidos para garantir a qualidade dos produtos que serão fabricados.

O principal objetivo do certificado de análise de borracha é avaliar os critérios que irão favorecer o produto final. Dentre esses critérios podemos destacar:

  • Dureza;
  • Tensão;
  • Alongamento;
  • Teor de cinzas;
  • Densidade;
  • Envelhecimento ao calor, dentre outros;

A análise da borracha inicia com a especificação do composto utilizado para sua produção. 

Para cada especificação existe um teste que segue os critérios das normas ASTM.

A análise pode ser realizada de maneira simples ou com mais detalhes. Isso pode variar de acordo com o produto que será originado e sua aplicação.

Esse certificado é de grande importância para as indústrias, já que garantem a avaliação da matéria-prima que será utilizada em seus produtos, também pode ser utilizado para auditorias de qualidade.

O certificado de análise de borracha comprova que o tipo de borracha utilizado corresponde a todos os parâmetros exigidos pelas normas. Essa é uma forma de assegurar a qualidade e nível de confiança que o produto oferece, bem como direcionar à aplicação correta a que se destina.

Autotravi garante a emissão do certificado de análise de borracha

Além de trabalhar com uma linha completa de produtos e ser uma referência nacional e internacional, possuímos laboratórios próprios para a emissão do certificado de análise de borracha.

Em nossos laboratórios, submetemos a borracha a testes de propriedades diversos e asseguramos sua compatibilidade com os padrões exigidos.

Todos os testes realizados pela Autotravi obedecem às normas ASTM, que garantem a confiabilidade de seus produtos.

De produtos de borracha com qualidade garantida, nós entendemos!

O que achou desse conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhado nosso blog para mais notícias.

 

Até a próxima!