As obras de infraestrutura são destinadas a diversos tipos de projeto, e para isso demandam o uso de materiais específicos.

Desde de insumos de plástico, borracha e até mesmo metais, a utilização do material adequado é fundamental para o sucesso e eficiência do projeto.

No artigo de hoje falaremos sobre os principais materiais utilizados em obras de infraestrutura e a importância da qualidade para esses projetos. Fique com a gente e aproveite sua leitura.

 

O que são obras de infraestrutura?

As obras de infraestrutura são aquelas que envolvem a construção, manutenção e ampliação de redes e equipamentos urbanos e rurais. 

São elas que permitem o escoamento da produção, o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgotos, o transporte urbano e intermunicipal, entre outros.

Todas são extremamente importantes para o funcionamento adequado de qualquer cidade, estado ou país. 

Elas proporcionam os meios para que as pessoas se desloquem, se comuniquem e transportem mercadorias de um lugar para outro. 

Além disso, as obras de infraestrutura permitem que a população tenha acesso à água potável, a saneamento básico e energia elétrica. Sem elas, não é possível termos um bom índice de desenvolvimento humano (IDH).

 

Quais são os principais tipos de obras de infraestrutura?

Existem diversos tipos de obras de infraestrutura, desde pequenas intervenções até grandes projetos. Entre os principais tipos de obras podemos destacar:

  • Rodovias: 

As rodovias são indispensáveis para o transporte de pessoas e mercadorias. São elas que ligam as cidades e permitem um bom fluxo econômico pelo país.

  • Pontes: 

As pontes são estruturas que permitem a passagem de veículos sobre rios ou outros obstáculos. Elas são fundamentais para ligar regiões isoladas e facilitar a logística entre elas.

  • Túneis: 

Os túneis são estruturas subterrâneas que permitem a passagem de veículos por debaixo da terra. Eles são muito úteis em regiões montanhosas, onde é difícil construir pontes.

  • Metrôs: 

Os metrôs são redes subterrâneas de transporte de pessoas que ligam diversas regiões da cidade. Eles são muito utilizados nas grandes metrópoles, onde o tráfego é intenso e os deslocamentos podem ser demorados.

  • Trens: 

Os trens são redes de transporte de carga que ligam diversas regiões. Eles são muito utilizados em zonas rurais distantes, onde o fluxo de grãos, minérios, etc… é intenso e os deslocamentos podem ser demorados.

  • Canais: 

Os canais são estruturas construídas para permitir o escoamento da água em rios ou lagos. Eles também podem ser utilizados para irrigação e abastecimento d’água em regiões secas.

  • Esgotos: 

Os esgotos são instalações subterrâneas de tubos de concreto, utilizadas para escoamento de esgoto, drenagem de água de chuvas, muitas vezes também compartilhando cabos de energia, fibra óptica e telecomunicações. São obras importantes para o saneamento das cidades e para permitir o acesso a energia, telefonia e internet.

 

Os materiais de maior utilização em obras de infraestrutura

Como vimos, obras de infraestrutura são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer localidade. 

São elas que garantem o transporte, a comunicação e o abastecimento de água e energia, redes de esgoto entre outros serviços essenciais para a população.

Para que tudo isso funcione da melhor maneira possível, é preciso usar os materiais certos. Geralmente, as obras de infraestrutura utilizam recursos e materiais como aterro compactado, concreto armado, tubulações de PVC, borracha natural, borracha sintética, , ferro fundido, aço inoxidável e alumínio.

Abaixo está um resumo destes materiais:

Aço

O aço é um material muito utilizado em obras de infraestrutura, pois é extremamente resistente e versátil. 

Ele pode ser usado para construir estruturas de grande porte, como pontes e edifícios. Além disso, o aço também é um material abundante e barato, existindo diversos tipos para cada necessidade específica.

 

Alumínio

Também é um material bastante resistente e versátil. É amplamente utilizado na construção civil, especialmente em fachadas e revestimentos. Ele é muito leve e resistente a oxidação, permitindo utilizá-lo em diversas situações adversas.

 

Cimento

É um material indispensável para a construção de qualquer tipo de obra. É usado na confecção de concreto, argamassa e outros materiais.

 

Concreto

O concreto é outro material muito utilizado em obras de infraestrutura. Ele é feito a partir da mistura de cimento, água, areia e pedra britada, o que o torna extremamente resistente à compressão. Ele também pode ser facilmente moldado em qualquer forma desejada, o que o torna ideal para usar em situações em que é necessária uma estrutura com formas complexas.

 

Ferro fundido

É um tipo especial de metal muito utilizado em obras pesadas que necessitam de grande resistência ao desgaste, como buchas de pontes e em cabos de aço. Por ser um material muito resistente, é ideal para estruturas que suportam grandes pesos.

 

Tijolos

Os tijolos são um dos materiais mais antigos utilizados na construção de estruturas. Eles são feitos a partir da mistura de argila e água, o que os torna extremamente baratos e duráveis, sendo capazes de suportar grandes pesos. 

 

Como o plástico e a borracha são aplicados em obras de infraestrutura?

Os materiais plásticos e de borracha também são muito utilizados em obras de infraestrutura, principalmente na construção civil. 

Esses materiais são extremamente versáteis e podem ser usados para a fabricação de diversos produtos, como batentes, coxins, tubulações, vedações, revestimentos, dentre outros.

Os plásticos são materiais leves e resistentes que podem ser facilmente moldados em diversas formas. 

Além disso, os plásticos são impermeáveis e resistentes à intempéries, o que os torna ideais para a construção de estruturas expostas ao tempo.

Já as borrachas são elásticas e possuem excelente aderência, o que as torna perfeitas para vedações e selagens. Também podem ser utilizadas para exposição ao tempo, vedar componentes hidráulicos, peças para absorver impacto e vibração, etc..

Elas também são flexíveis e podem ser facilmente adaptadas a diversos tipos de superfícies, incluindo em contato com outros materiais, como o concreto, onde são aplicadas em anéis de vedação para estruturas pluviais.

As obras de infraestrutura garantem o acesso da população a diversos serviços, sendo a maioria, indispensáveis para o cotidiano de empresas e residências.

Trabalhar com materiais adequados e de procedência é fator primordial para o sucesso das obras de infraestrutura, especialmente para manter o bem-estar da sociedade.

Conheça a Autotravi e suas soluções de qualidade comprovada para atender diversos tipos de obras de infraestrutura.

O que achou deste conteúdo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!