A indústria agrícola é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, garantindo o fortalecimento da economia e o abastecimento do país.

Quando falamos em indústria agrícola, não nos referimos somente a produção de alimentos, mas também aqueles setores que são impactados direta e indiretamente, como a indústria química, tecnologia e, principalmente, a indústria automotiva.

No artigo de hoje, falaremos sobre a relevância da indústria agrícola no Brasil e como ela é capaz de fomentar outros segmentos industriais. Continue com a gente!

 

A importância da indústria agrícola

O agronegócio é um dos principais segmentos que move a economia do país, correspondendo a mais de 22% do PIB nacional.

Entretanto, as ações do agronegócio impulsionam várias indústrias, tanto em empresas que trabalham diretamente voltadas para a produção de alimentos como fabricantes de silos, tratores, colheitadeiras, equipamentos, implementos, acessórios, defensivos, etc..

Essa questão é importante não só para micro e pequenas indústrias de alimentos, como também para grandes empresas que trabalham com exportação.

Assim como a indústria está passando pela quarta revolução industrial, a agricultura também está evoluindo, utilizando a tecnologia para melhorar sua produtividade e reduzir custos.

Outro fator que também impulsiona a agroindústria é a agricultura familiar. Apesar de, em sua grande maioria, utilizar métodos produtivos mais simples, existem muitos pequenos agricultores que acabam por suprir parte do mercado interno e demandam outras indústrias, ajudando no ciclo econômico do país.

Continue sua leitura e veja como outros segmentos industriais são impactados positivamente com o crescimento da indústria agrícola no Brasil.

 

Os principais segmentos impactados pela indústria agrícola

Como dissemos, a indústria agrícola no Brasil vai muito além da produção de alimentos. Ela é capaz de fomentar diversos outros setores industriais que já trabalham com soluções exclusivas para esse setor.

A indústria metalúrgica, por exemplo, já pode ser impactada pela indústria agrícola. O cobre é utilizado na agricultura para o combate de pragas em plantações, além do uso para eliminação de doenças em aves e suínos.

Isso mostra que o agronegócio, que está sempre em expansão e evolução, vem demandando soluções inteligentes para potencializar sua produção.

Essa necessidade de novos produtos cria uma gigantesca cadeia industrial, onde diversos segmentos são afetados positivamente pela indústria agrícola.

A partir do próximo tópico vamos listar alguns setores industriais que já se beneficiam pelas necessidades da indústria agrícola.

 

Indústria automobilística

A indústria automobilística é um dos principais setores que andam lado a lado com a agroindústria.

A fabricação de máquinas agrícolas como tratores, colheitadeiras, caminhões, bitrens, dentre outros veículos de trabalho são fundamentais para a otimização da agricultura.

O que antes era realizado manualmente, hoje é efetuado em bem menos tempo, garantindo ao produtor, menor custo e maior produtividade.

A presença desse maquinário indispensável no agronegócio impulsiona as montadoras a investirem nesse segmento, aperfeiçoando cada vez mais suas linhas de automóveis agrícolas para atender a demanda.

Para a indústria agrícola, trabalhar de maneira mais otimizada aumenta sua produtividade e competitividade no mercado. Já para a indústria automobilística, além de impulsionar a produção das linhas de veículos agrícolas, acaba necessitando de outros segmentos para garantir o atendimento da demanda do agronegócio.

Um exemplo é a indústria da borracha. Hoje ela precisa fornecer peças para vedações de implementos rodoviários, máquinas agrícolas e também pneus para esses tipos de veículos, uma vez que com a quantidade de máquinas em uso, a necessidade de acessórios aumenta.

O mesmo ocorre com a indústria metalúrgica, que hoje tem na indústria automobilística uma das principais consumidoras de metal.

Podemos considerar que a indústria da borracha e metalúrgica são impactadas pela indústria agrícola, o que resulta em ciclo contínuo de produtividade, inovação e maior competitividade.

 

Indústria tecnológica

A chamada agricultura 4.0 utiliza as novas tecnologias para facilitar o trabalho no campo. Hoje já é possível contar com a ajuda de GPS e drones para mapear terrenos e até mesmo efetuar coleta de terra para análise.

Também já existem softwares de monitoramento de clima para tomada de decisão sobre as melhores épocas para plantio e colheita, além de aplicações que auxiliam na identificação e controle de pragas.

Essas facilidades tecnológicas para a agricultura gera uma alta demanda para a indústria de tecnologias, que buscam cada vez mais desenvolver sistemas e dispositivos para otimizar o trabalho da agricultura.

É importante lembrar que as tecnologias no agronegócio também vêm contribuindo para uma produção mais sustentável, sendo capaz de rastrear agentes e ações que causam impactos ambientais negativos.

Com o crescimento da indústria de tecnologia para atender as necessidades da indústria agrícola, outros setores envolvidos como o de eletroeletrônicos e até mesmo de dispositivos móveis para conectividade já se beneficiam com essas demandas.

A conectividade também é necessária, portanto, o segmento de telecomunicações como fabricação de torres, antenas e equipamentos também fazem parte dessa cadeia produtiva de negócios que a indústria agrícola gera.

 

Indústria química

O segmento químico é outro que também está entre os principais fornecedores para a indústria agrícola. Sempre houve uma demanda por produtos que auxiliam no combate a pragas, fertilizantes, dentre outros necessários para a agricultura.

Com o crescimento do conceito de sustentabilidade no campo, a indústria química precisa buscar meios de criar produtos que causem o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

Logo, outros segmentos podem ser envolvidos nesse processo, como a própria indústria de tecnologia e outros segmentos que podem contribuir para a fabricação de produtos sustentáveis, como o exemplo citado acima sobre o uso do cobre na agricultura.

Para a utilização do cobre, é preciso contar com a metalurgia, que acaba mais uma vez sendo envolvida na indústria agrícola.

Se fizermos um apanhado detalhado sobre a forma como a indústria agrícola no Brasil impacta outros setores, seja direta ou indiretamente, veremos que a maior parte dos segmentos indústrias fazem parte da cadeia que esse setor movimenta.

Hoje a indústria agrícola é considerada uma verdadeira potência, impulsionando a economia, gerando riqueza e prosperidade.. 

Com o constante crescimento do setor, cabe às demais empresas buscar meios para também evoluírem para continuar atendendo as necessidades da indústria agrícola.

 

Autotravi também contribui para a indústria agrícola

Nós, da Autotravi, temos mais de 75 anos de experiência no ramo de borrachas, sendo uma referência no Brasil e no exterior.

Nossa empresa possui um amplo estoque de produtos fabricados com alta qualidade para atender diversos segmentos com total eficiência, incluindo a indústria agrícola.

Um destaque para nós da Autotravi é sermos uma empresa certificada pela ISO 9001, que reforça sua credibilidade no mercado.

Seja parceiro de uma empresa que trabalhe da melhor forma na indústria agrícola.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!