O processo de extrusão é um dos muitos processos industriais que possuem um papel fundamental na fabricação de produtos e transformação da matéria-prima.

Atualmente esse processo é utilizado em diversos segmentos, incluindo a extrusão de plástico, borracha e alumínio. Também possui grande destaque na indústria alimentícia.

No artigo de hoje falaremos como é o processo de extrusão e como essa atividade é importante para indústrias de diversos segmentos. Desejamos a você uma ótima leitura!

 

O que é o processo de extrusão?

O processo de extrusão se refere a uma ação em que a passagem de uma substância viscosa é forçada por um orifício, com a finalidade de se obter um formato útil para a peça.

Essa substância viscosa pode ser a partir de matéria orgânica, plástica e até metais. É muito comum realizar extrusão de plástico, borracha e alumínio.

Em termos práticos, a extrusão é realizada a partir de uma extrusora com rosca ou pistão, que transporta o material através de uma matriz, que terá um formato determinado para cada tipo de peça que será confeccionada.

Vale lembrar que a extrusão é um processo totalmente mecânico e que pode moldar produtos de diversas formas como cordões, tubos, tiras e diversos outros formatos.

Uma vez que o material passa pela matriz, alcança a forma desejada. Normalmente, este material irá passar por um processo de secagem, vulcanização e/ou resfriamento. Desta forma, o produto é considerado finalizado.

Em caso de extrusão de peças com comprimento maior, as mesmas podem ser cortadas para se adequar a forma como será distribuída e utilizada.

 

Como é realizado o processo de extrusão?

Todo o processo de extrusão é realizado a partir de extrusora, que trabalha totalmente de forma mecânica.

O equipamento é formado pelos seguintes componentes:

  • Motor:

Trabalha de maneira rotacionada, girando uma rosca que é ligada a ele ou uma bomba hidráulica que propulsiona um pistão Um motor pode trabalhar com mais de uma rosca que se movimentam em sentidos opostos.

  • Rosca:

Uma extrusora pode trabalhar com até duas roscas. Sua função é trabalhar na homogeneização do material inserido e transportá-lo através da matriz

Quando a extrusão é realizada em materiais de maior resistência, é recomendado aumentar o tamanho da rosca. Também é preciso observar a temperatura para não danificar o material, como acontece em alguns tipos de borrachas.

  • Barril de aquecimento:

É um dispositivo que emite calor para alguns materiais que serão extrusados. No barril de aquecimento a matéria-prima é fundida.

  • Matriz:

É a forma que irá moldar a matéria-prima que será extrusada. Além de manter o produto na forma necessária.

 

Fases do processo de extrusão

O processo de extrusão é realizado em três fases:

 

Aplicação da rosca

Nessa fase, a matéria-prima é inserida através de um funil na área de alimentação. A rosca comprime o material realizando o transporte através da matriz. 

Em caso de processos especiais como fusão de elementos sólidos ou plastificação, eles são realizados logo após a compressão do material.

A partir daí os barris de aquecimento iniciam a emissão de calor para fundir o material.

 

Matriz

Na matriz, o material já fundido é forçado pela rosca. Nessa fase, a matriz é inserida na chamada zona de dosagem para receber o material.

A moldagem da peça é iniciada de acordo com o formato da matriz o ao invés de receber calor, inicia um processo de resfriamento para finalizar a moldagem.

 

Corte

Com o produto já com a forma desejada, ele passa por um processo de corte para atingir o tamanho adequado para a função em que será utilizado.

 

Onde o processo de extrusão é aplicado?

O processo de extrusão é bastante versátil, pode ser aplicado em diversos segmentos industriais. Também é considerado um processo de fabricação limpa, já que não gera resíduos.

Apesar do equipamento utilizado pelo processo de extrusão possuir um valor elevado, seu uso produtivo permite a recuperação do investimento.

Diversos setores industriais utilizam o processo de extrusão em seus parques fabris, como:

  • Indústria alimentícia, para a fabricação de massas, pães, cerais, dentre outros;
  • Indústria de ração animal destinadas a aves, cães, gatos, dentre outros animais;
  • Indústria de borracha, para a fabricação de peças ou componentes para vedação;
  • Indústria de metais, principalmente de alumínio, para a fabricação de fios, tubos, dentre outros formatos;

O processo de extrusão permite a produção de produtos com maior qualidade e que podem aproveitar ao máximo as propriedades da matéria-prima utilizada.

Seja para indústria de alimentos, de metais ou borracha, o processo de extrusão é sustentável, econômico e de alta produtividade para qualquer tipo de operação.

 

Autotravi é especialista em processos de extrusão

Com mais de 75 anos de experiência em borrachas, a Autotravi é uma referência no Brasil e no exterior.

Além de ser especialista em processos de extrusão para a fabricação de produtos de plástico e borracha, a Autotravi possui um laboratório próprio para testagem de materiais para garantir a eficiência de sua produção.

Um dos diferenciais da Autotravi é possuir certificação ISO 9001, ressaltando a confiabilidade dos seus métodos de produção.

Autotravi é especialista em processos de extrusão para garantir produtos de qualidade comprovada.

O que achou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!