Os automóveis blindados são veículos especiais que oferecem proteção aos seus ocupantes contra ataques armados. Eles são construídos com materiais à prova de balas e outros dispositivos de segurança, como vidros blindados e pneus reforçados.

Geralmente, são usados por pessoas em posições de liderança, como presidentes e primeiros-ministros, bem como por celebridades e outras figuras públicas. Eles também são usados pelas forças armadas e pelas polícias em todo o mundo.

Curiosamente, os automóveis blindados têm uma longa história que remonta aos primeiros carros a motor. Neste artigo, vamos explorar algumas dessas curiosidades sobre automóveis blindados. Continue com a gente!

 

O que é um automóvel blindado?

O termo “automóvel blindado” refere-se a um veículo que foi projetado e construído para oferecer proteção adicional contra ataques armados. 

Esses tipos de carros são feitos com materiais especiais, que podem incluir aço, Kevlar e outras lâminas reforçadas. Alguns automóveis blindados também vêm equipados com dispositivos especiais, como defletores de choque ou barreiras à prova de balas.

Muitos governos mantêm frotas de automóveis blindados para usar em situações perigosas, bem como alugar esses tipos de carros para pessoal importante ou visitantes estrangeiros.

Empresários e celebridades frequentemente optam por conduzir este tipo de veículo quando há uma preocupação com sua segurança ou de outros envolvidos.

 

A história do automóvel blindado

Desde a invenção do automóvel, as pessoas têm procurado maneiras de proteger veículos e seus ocupantes contra ataques.

A primeira tentativa registrada de criar um carro blindado foi em 1908, quando o engenheiro francês Armand Peugeot equipou um dos seus modelos com uma carroceria feita de chapa metálica. 

Nos anos que se seguiram, outros fabricantes experimentaram tipos diferentes de proteções para carros particulares e militares.

A Segunda Guerra Mundial viu o uso generalizado da tecnologia do automóvel blindado. Veículos armados foram usados ​​pelas principais potências beligerantes durante a guerra, desempenhando um papel crítico no transporte logístico e na obtenção de vitórias nas frentes de batalha.

O uso de automóveis blindados é cada vez mais comum em várias partes do mundo. Isso se deve ao fato de que há um crescente número de pessoas que estão sendo alvo da violência, seja por questões políticas ou econômicas.

Com isso, as pessoas buscam maneiras de proteger sua vida e garantir sua segurança. Entretanto, os automóveis blindados também estão presentes no transporte de cargas de alto valor, a fim de evitar roubos.

Os carros blindados são construídos com materiais resistentes às balas e outros tipos de armas. Além disso, os veículos possuem um motor potente para facilitar a fuga caso haja uma situação perigosa.

Mesmo com todas essas medidas para afastar o risco, conduzir um carro blindado requer cautela especializada dos profissionais da área da segurança para outros procedimentos que reforçam ainda mais a proteção dos envolvidos.

 

Como é construído um automóvel blindado?

Os automóveis blindados são construídos para atender a um nível específico de proteção balística, projetado especificamente para o tipo de veículo que será blindado.

A estrutura e os componentes do chassi são reforçados em determinadas áreas críticas para suportar o peso adicional da armadura balística.

O processo começa com uma análise detalhada das vulnerabilidades potenciais do veículo, seguida pelos engenheiros trabalhando no projeto da blindagem customizada e adaptando-a às necessidades individuais de cada cliente.

A blindagem pode ser feita com diversos materiais, mas o mais eficaz é a ligação metálica à prova de fogo. Estes painéis são feitos sob medida para caber perfeitamente no corpo do veículo, sem prejudicar sua performance.

Existem diversos tipos de materiais utilizados para blindar um veículo, como uma liga metálica formada por uma mistura de alumínio e polietileno, que apresenta ótimo resultado no quesito peso em relação à performance e durabilidade.

Outra alternativa interessante são as chapas de kevlar, que são extremamente resistentes e possuem peso reduzido, facilitando sua instalação.

Além da blindagem de chassi, é necessária a utilização de artefatos de vedação em borracha para garantir maior conforto e segurança ao veículo. Elas também são produzidas com material especial para não propagar fogo, que é um requisito comum nos carros blindados.

A Autotravi, por exemplo, desenvolve diversos tipos de vedação que são exclusivamente desenvolvidas para automóveis blindados. Essas soluções garantem alta resistência ao fogo, variação de temperaturas, condições adversas do ambiente e isolamento térmico e acústico.

O processo de blindagem de automóveis pode aumentar o peso do veículo de 150 a 250 quilos.

Essas alterações afetam a dirigibilidade do veículo, requerendo no condutor maior atenção durante sua condução, já que o centro de gravidade do veículo é alterado.

 

Tipos de blindagem para automóveis

Uma curiosidade sobre os automóveis blindados é que existem seis níveis de blindagem:

  • Nível I: proteção contra munições .22 e .38;
  • Nível II-A e II: proteção contra 9 mm e revólver Magnum .357;
  • Nível III-A: proteção contra submetralhadoras 9 mm e revólver Magnum .44;
  • Nível III: uso restrito e proteção contra fuzil;
  • Nível IV: proibido para uso civil;

No Brasil, a blindagem é autorizada somente até o nível III-A, considerando que as superiores são destinadas a operações militares.

Quem deseja utilizar um veículo blindado, precisa solicitar o Certificado de Registro ao Exército, que é um documento obrigatório para todo proprietário de automóveis blindados.

A empresa responsável pela blindagem deve fornecer o Termo de Responsabilidade que atesta todos os materiais utilizados, o nível de blindagem e a validade da proteção.

Com essas informações, o proprietário deve obter a Declaração de Blindagem do Exército para vistoria do veículo junto ao Detran.

A partir daí o automóvel receberá um novo documento CRLV onde constará a informação sobre sua blindagem.

 

Autotravi garante soluções para automóveis blindados

A Autotravi atende diversos segmentos de mercado, sendo um deles o de Defesa.

Sua linha de produtos contempla guarnições e vedações cuidadosamente projetadas para atender todos os requisitos de automóveis blindados, garantindo conforto e segurança aos envolvidos.

Conheça as soluções da Autotravi e a linha destinada a automóveis blindados.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!