Um dos pontos de dúvida em diversos projetos é sobre a escolha do perfil de borracha mais adequado para aplicação.

Considerando que a maioria dos projetos que exigem esse tipo de produto devem oferecer uma longa durabilidade, escolher um material que não atenda as expectativas pode comprometer tanto o funcionamento como a credibilidade da operação.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância da escolha do perfil de borracha correto e deixaremos algumas dicas para que o produto ideal seja implementado em seu projeto. Boa leitura!

O que é perfil de borracha?

Quando falamos de perfil de borracha, nos referimos ao formato e composição do produto. Essas características são distintas e relacionadas com o processo de fabricação.

O perfil de borracha é bastante aplicado em processos de vedação e acabamentos. Atualmente diversas indústrias utilizam o produto para seus projetos, como construção civil, automobilística e indústrias de equipamentos.

Um perfil de borracha pode ser fabricado com tipos de borrachas diferentes, que são destinados a aplicações específicas.

Seu formato também se refere ao tipo de estrutura onde será aplicado, como, por exemplo, perfis em H ou U, que podem compor vedação e acabamento de portas e janelas.

Tipos de perfil de borracha

No mercado é possível encontrar diversos tipos de perfis de borracha. Os mais comuns são aqueles desenvolvidos em borracha nitrílica, EPDM, SBR, viton e silicone.

A variação de matéria-prima está relacionada ao tipo de aplicação que será utilizada no perfil. Os modelos fabricados em borracha nitrílica são os mais indicados, principalmente na indústria automobilística. Por ser resistente a combustíveis e possuir forte aderência, é ideal para vedações e peças automotivas.

Além do perfil de borracha nitrílica, também estão presentes no mercado outros modelos como:

  • EPDM:

O perfil fabricado em EPDM é um produto bastante comum no mercado. Dentre as suas diversas propriedades, podemos destacar a alta resistência a variações de temperatura e ao ozônio.

É bastante versátil e é muito utilizado na indústria automobilística e na construção civil. Entretanto, não é resistente a combustíveis, como a borracha nitrílica.

  • Silicone:

O perfil de silicone também é comum no mercado. Além de possuir alta durabilidade, é resistente a variações de temperatura. Daí seu uso em larga escala para a fabricação de produtos médicos e hospitalares.

  • Borracha esponjosa:

O perfil de borracha esponjosa pode ser desenvolvido em diversos tipos de borracha e além de ser durável, resiste a variações bruscas de temperatura. 

Esse tipo de perfil é muito aplicado para vedação de portas devido a sua aderência e ser isolante acústico e térmico. Também possui grande utilização em equipamentos de refrigeração para vedação de portas.

Em relação ao formato, os principais perfis de borracha fabricados são:

  • Tipo U:

Possui esse nome por seu formato de U. É possível encontrar esse tipo em diversas dimensões, que atendem necessidades específicas.

É muito utilizado para acabamentos em cantos que ficam expostos como equipamentos industriais, móveis, portas, dentre outras aplicações. Também pode ser aplicado em acabamento de chapas.

  • Tipo H:

Seu formato lembra uma letra H deitada. Também pode ser fabricado em diversas medidas e aplicado para vedações.

  • Tipo T:

Assim como os perfis citados acima, ainda temos os em formato T. Bastante utilizados para vedações de equipamentos industriais e do segmento alimentício. Também podem ser usados para a fabricação de materiais médicos hospitalares

Considerações para a escolha do perfil de borracha

Como vimos acima, o perfil de borracha é fabricado em diversos materiais e pode ser usado em inúmeras aplicações. Entretanto, para escolher o tipo certo que será mais adequado ao projeto, é necessário observar algumas características do produto.

  • Dimensões

Durante a elaboração do projeto, é preciso observar as dimensões corretas para a compra do perfil.

Uma dica é consultar a tabela de tolerâncias para auxiliar na escolha do tamanho adequado do produto.

  • Dureza

A borracha utilizada para a fabricação do perfil precisa ter uma dureza adequada para se adaptar ao projeto.

Cada borracha possui um grau de dureza distinto que é determinado em Shore. Vale lembrar que utilizar o grau de dureza correto terá influência no bom funcionamento do projeto.

  • Tipo de borracha

Como citamos acima, o perfil de borracha pode ser fabricado com diferentes tipos de matéria-prima. Cada um desses tipos possui propriedades que podem ser aproveitadas em diversos tipos de aplicações.

Logo, é importante verificar o tipo de borracha usada para a fabricação do perfil, pois esse será um fator determinante sobre a viabilidade do seu uso em alguns tipos de projeto.

  • Qualidade

Antes de adquirir perfil de borracha, a avaliação de qualidade é fundamental para garantir a segurança e boa performance do projeto. 

Um desses métodos de avaliação é verificar se o fabricante possui certificação ISO 9001. A partir desse certificado é possível ter garantias de que todo produto de borracha corresponde às normas e especificações exigidas.

Para muitos projetos, pode ser necessário solicitar a fabricação de perfil de borracha personalizado, com formatos e medidas específicas. Mas é importante lembrar que todas as dicas citadas neste artigo são válidas também para produtos personalizados.

Com atenção nesses fatores, é possível adquirir perfis de borracha de alta qualidade e ideais para qualquer tipo de aplicação.

Adquira perfil de borracha para seu projeto com a Autotravi

Com mais de 70 anos de experiência em plástico e borracha, a Autotravi é uma empresa de destaque no Brasil e no mercado internacional.

Com uma ampla linha de perfis, fornecemos soluções fabricadas com altos padrões de qualidade e que atendem as normas em diversos segmentos industriais. 

Um de nossos diferenciais é o fato de trabalharmos com um laboratório próprio para testes.

Para adquirir nosso perfil de borracha com qualidade comprovada, fale com nossos colaboradores.

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!