A geração de energia é um processo indispensável para o funcionamento da economia

No entanto, para que a energia seja gerada é necessário o uso de determinados materiais. Esses materiais possuem características específicas que os tornam mais adequados para determinadas aplicações. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre os materiais mais utilizados na geração de energia. Continue com a gente e aproveite sua leitura!

 

Quais são as principais fontes utilizadas para a geração de energia elétrica?

A eletricidade pode ser gerada a partir de diversas fontes, entre elas o carvão, petróleo, gás natural e urânio. Cada um desses materiais tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas todos eles são essenciais para a geração de energia elétrica.

A partir de agora, você conhecerá os principais que geram energia e seus impactos para o meio ambiente.

 

Petróleo

O petróleo é um recurso natural que se formou a partir da decomposição de organismos marinhos que viveram há milhões de anos. Ele é encontrado em rochas porosas e férteis e é extraído através da perfuração de poços.

É uma das principais fontes de geração de energia do mundo, sendo usado para gerar eletricidade, movimentar veículos e aquecer edificações. 

No entanto, o uso do petróleo tem um impacto significativo no meio ambiente, incluindo a poluição do ar e da água, o aquecimento global e a mudança do clima, além de ser um recurso escasso

 

Gás natural

Gás natural é um combustível fóssil formado a partir da decomposição de matéria orgânica, como plantas e animais. 

É uma das fontes de energia mais utilizadas na geração de energia elétrica, pois é uma fonte de energia melhor que o petróleo do ponto de visto ecológico. Também é um recurso escasso e de extração, controle e distribuição complexos.

 

Água

As usinas hidroelétricas são as maiores produtoras de energia elétrica no mundo. No Brasil, a hidroeletricidade representa cerca de 70% da produção nacional.

As usinas hidroelétricas são consideradas uma fonte de energia renovável e limpa, pois não produzem resíduos ou poluentes durante sua operação. No entanto, elas podem causar alguns impactos ambientais negativos devido as grandes barragens construídas que aumenta a largura das margens dos rios de forma significativa, além de trazer problemas às comunidades locais que dependem dos rios para sua subsistência.

 

Energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia mais limpas e renováveis. A luz do sol é captada pelos painéis fotovoltaicos e convertida em energia elétrica. 

Essa energia pode ser usada para alimentar uma casa ou uma empresa, reduzindo a dependência de outras fontes de energia, como a eletricidade gerada a partir de combustíveis fósseis.

Além disso, a geração de energia solar tem impactos ambientais positivos, pois não gera poluentes atmosféricos ou resíduos tóxicos.

 

Agora que você sabe sobre os principais materiais que participam da geração de energia, conheça as soluções da Autotravi e como ela pode auxiliar a produção da sua indústria.

Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!