O plástico e a borracha são materiais que estão presentes em diversos objetos do nosso dia a dia. São versáteis, baratos e fáceis de serem manipulados e, por essas características, eles têm sido cada vez mais utilizados na construção civil.

Neste conteúdo, vamos abordar os principais usos do plástico e da borracha na construção civil e mostrar como esses materiais podem ser utilizados para melhorar a qualidade e a segurança das edificações. Continue com a gente!

 

A importância do plástico na construção civil

O plástico é um material versátil e pode ser usado para diversos fins na construção civil. É uma ótima opção para revestimentos, isolamento térmico e acústico, impermeabilização e outras aplicações. Além disso, o plástico é um material que pode ser facilmente produzido com cores diferentes, adaptando-se as necessidades estéticas deste setor.

 

Em que consiste a borracha?

A borracha é um material que se caracteriza pelo seu elevado número de ligações covalentes em sua estrutura. Essas ligações são responsáveis pela sua elasticidade, ou seja, a capacidade de voltar à forma original após uma deformação. A borracha natural é produzida a partir da seiva do látex, uma substância natural que é extraída das árvores da família das Euphorbiaceae, enquanto a borracha sintética é produzida através do processo de polimerização do petróleo.

Atualmente, a borracha é um dos materiais mais utilizados na indústria, sendo empregada em diversos segmentos, como automotivo, construção civil, eletroeletrônico e calçadista.

Suas principais propriedades são a elasticidade, capacidade isolante e a resistência à tração, o que torna o material ideal para diversas aplicações. Além disso, a borracha também apresenta boa resistência a temperatura e a intempéries.

 

As vantagens do plástico e da borracha na construção civil

Os materiais de plástico e de borracha são amplamente utilizados na construção civil por diversas razões.

Primeiramente, são extremamente versáteis e podem ser usados para um grande número de aplicações. Também são leves e fáceis de manipular, o que os torna ideais para a construção de estruturas complexas.

Outra vantagem dos materiais de plástico e de borracha é que eles são muito resistentes a intempéries e condições adversas, o que os torna perfeitos para a construção em ambientes externos.

O plástico e a borracha também são muito duráveis ​​e podem suportar o peso de estruturas pesadas sem se deformarem ou sofrerem danos.

 

Custos do plástico e da borracha na construção civil

O plástico e a borracha são materiais indispensáveis para a construção civil. São usados em diversos projetos, desde a construção de casas e edifícios até a fabricação de peças e componentes para equipamentos. Os custos dos materiais variam de acordo com o tipo de produto, mas geralmente o plástico é mais barato que a borracha. 

O preço do plástico também depende da qualidade do produto e da quantidade necessária para o projeto. Já o custo da borracha pode variar muito, dependendo do tipo de polímero e das especificações.

Além dos custos dos materiais, é importante considerar os custos associados à mão-de-obra e às ferramentas necessárias para trabalhar com esses materiais. Os custos totais de um projeto de construção civil podem variar muito, dependendo do tamanho e da complexidade do mesmo.

O plástico e a borracha apresentam um ótimo custo-benefício para as obras civis, especialmente por suas propriedades que garantem resistência e durabilidade.

 

Autotravi é especialista em plástico e borracha

A Autotravi é reconhecida nacional e internacionalmente na linha de soluções de plásticos e borrachas extrusadas. Oferecemos uma linha completa e com ótima qualidade de perfis extrusados.

Nosso portfólio garante soluções de alta performance que atendem a diversas necessidades da construção civil.

Entre em contato com nossa equipe para saber mais de nossas soluções.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!