À primeira vista, o mercado automotivo parece ser um só. Entretanto, ele apresenta nuances que impactam diretamente o setor industrial.

Já sabemos que a indústria automotiva é uma das que mais geram demandas para outras empresas. Mas existe uma diferença entre os tipos de mercados de automóveis que possuem papéis diferentes na economia.

Neste artigo vamos falar sobre a diferença entre o mercado automotivo comum e o OEM, bem como a participação de cada um no setor industrial. Aproveite sua leitura!

 

Qual a diferença entre mercado automotivo comum e OEM?

A fabricação de automóveis cresce a cada ano. Especialmente pela possibilidade de utilizar o veículo próprio como fonte de renda.

No Brasil, o mercado automotivo tem um papel importante na movimentação da economia, bem como no envolvimento com outros setores industriais.

Um dos segmentos impactados diretamente pelo mercado automotivo é a metalurgia, já que o aço é a matéria-prima essencial para a fabricação de automóveis.

A produção de aço é complexa, portanto, não faz sentido que uma indústria automobilística absorva a função de fabricar o próprio aço.

No entanto, no mercado automotivo existem subdivisões em relação à fabricação de peças, já que muitos dos componentes do carro podem ser fabricados pela própria montadora.

É justamente nessa questão que ocorre a diferença entre o mercado comum e o OEM.

 

O mercado automotivo comum

Em geral, o mercado automotivo comum trabalha com dois tipos de fabricação de peças. 

Existem aquelas em que produzem suas próprias peças e aquelas que contam com um fornecedor para a fabricação dos componentes necessários. Assim temos dentro do mercado automotivo comum:

  • OE – Original Equipament:

As peças utilizadas são fabricadas pela própria montadora em suas dependências.

Existem casos em que um fornecedor desenvolve a peça e insere o logotipo da própria montadora.

  • OES – Original Equipament Supplier:

Geralmente as montadoras só produzem a carroceria, chassi e componentes essenciais para o motor. O restante das peças é fabricado por terceiros a partir da especificação passada pela montadora.

 

O mercado automotivo OEM

O mercado OEM (Original Equipament Manufacture) é aquele onde algumas peças são fabricadas por outras indústrias e integram o produto final da montadora como um produto original.

Assim, além da montadora, outras empresas desenvolvem produtos e componentes que integram o produto final.

Apesar das diferenças, todos os tipos aplicados no mercado automotivo contribuem para a economia. Veremos mais sobre isso no próximo tópico.

 

Quais os impactos do mercado automotivo comum e OEM para a economia?

Como vimos, o mercado comum e a OEM possuem diferenças. Entretanto, os dois tipos contribuem para fomentar outros segmentos industriais.

O mercado OEM muitas vezes pode parecer mais complexo, uma vez que o produto da montadora é considerado original com a utilização de peças produzidas por fábricas específicas.

Mesmo assim, ele contribui para a demanda de outros segmentos industriais e a geração de empregos. Vale lembrar também que muitas indústrias OEM também trabalham com o mercado automotivo comum.

Um exemplo é a Autotravi, que há mais de 70 anos garante guarnições e vedações para diversas montadoras no modelo OEM, mas também fornece peças em borracha para outras montadoras que utilizam peças fabricadas sob suas especificações.

A vantagem do mercado automotivo OEM é a fidelidade entre empresas, já que ambas as empresas precisam, mais do que nunca, prezar pela qualidade de seus produtos.

Já o mercado automotivo comum abre espaço para diversas outras empresas, que, por sua vez, também movimentam outros setores em busca de matéria-prima. Para esse tipo de mercado, também é importante manter padrões de qualidade, mesmo que a especificação seja do cliente.

Para a indústria automotiva, escolher tanto o modelo comum ou OEM resulta em vantagens, especialmente em relação ao custo de produção. Se ela absorvesse toda a produção de suas peças, considerando métodos de produção e matéria-prima, o produto final ficaria com um valor inviável para comercialização.

Assim, ela consegue delegar parte do seu processo produtivo para outras indústrias especializadas no segmento, aumenta a competitividade e a qualidade dos produtos.

A cadeia produtiva proporcionada pelo mercado automotivo, seja comum ou OEM, é grande. Nesse contexto podemos citar ainda as empresas de tecnologia, que fornecem tanto recursos para automóveis como para o próprio sistema de produção, como, por exemplo, braços robóticos.

Independente do mercado automotivo ser comum ou OEM, o segmento é promissor e continua gerando impactos bastante positivos para a economia do país.

 

Autotravi é especialista em peças para o mercado automotivo

A Autotravi é uma empresa de destaque no mercado nacional e internacional, sendo especialista no mercado automotivo comum e OEM.

Sua linha de produtos garante soluções práticas e desenvolvidas com altos padrões de qualidade.

Fale com a Autotravi e adquira as melhores soluções para o mercado automotivo.

Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!