No cotidiano, utilizamos diversos tipos de produtos, e na maioria das vezes desconhecemos a origem da sua matéria-prima e suas propriedades. O elastômero é um desses produtos.

No artigo de hoje falaremos sobre o que é, sua origem e como esse material é aplicado em diversos segmentos industriais. Boa leitura e aproveite!

O que é o elastômero?

Os elastômeros são classes de polímeros, que são constituídos de milhares de moléculas chamadas monômeros. Estas moléculas unidas formam grandes cadeias poliméricas, o que confere ao material uma característica de alta elasticidade, podendo este material em condições normais, retornar rapidamente ao seu estado ou formato inicial, após ter sido submetido a uma força de tensionamento, torção ou compressão. Esta característica de alta elasticidade é muito importante, na distinção dos polímeros elásticos dos plásticos.

A maioria dos elastômeros são formados por hidrocarbonetos, ou seja, são compostos basicamente por hidrogênio e carbono. Sua obtenção pode ser tanto naturalmente, a partir da extração do látex polisoprenico oriundo da seringueira, quanto de forma “industrializada”, através da síntese do petróleo e do gás natural.

Após processados e para que tenham uma maior resistência mecânica e química entre outras, os compostos de borracha, passam por um processo químico chamado vulcanização, o qual ocorre através da aplicação da temperatura, em um determinado intervalo de tempo, na presença ou não de pressão.  Na vulcanização ocorrem ligações cruzadas de cadeias tridimensionais, conferindo ao produto final uma característica termofixa, tornando-o mais resistente, inclusive quando exposto do calor.  Desta forma apresenta viabilidade para uma infinidade de aplicações e nos mais diversos segmentos do mercado.

Além dos elastômeros termofixos (vulcanizados), temos também os materiais termoplásticos, que possuem como principal diferença a capacidade de fundição, derretimento e moldagem, quando expostos ao calor, sendo desta forma uma classe de materiais sustentáveis.

Se comparado às borrachas vulcanizadas (termofixa), o polímero termoplástico apresenta algumas vantagens como:

– Ciclos menores de produção;

– Peças defeituosas retornam ao processo produtivo, transformando-se em peças boas;

– Fácil de ser reciclado (sustentável);

Definição Técnica:

É uma substância composta; sua matriz é um polímero de características e módulo visco-elástico(Elastômero). São modificados através da vulcanização(crosslinking), podendo ser esticados até o dobro de seu tamanho e retornar rapidamente ao estado original após remoção da tensão. Possuem em especial:  resistência,  elasticidade, flexibilidade, impermeabilidade, alta resistência a abrasão, e não é afetada pela corrosão causada pela maioria dos produtos químicos mais comuns; podendo ainda ter as suas propriedades combinadas com as de tecidos técnicos e do aço

Grupos poliméricos do elastômero termoplástico

O elastômero termoplástico possui uma alta usabilidade na indústria. Para tanto, ele é dividido em grupos que atendem diversas necessidades industriais.

  • TPE (Elastômero termoplástico):

É formado por borracha SEBS (Estireno-Etileno-Butileno-Estireno). O TPE é um material de alta versatilidade e pode ser utilizado desde a fabricação de utensílios de higiene a ferramentas e componentes eletrônicos.

  • TPV (Elastômero Termoplásticos Vulcanizado):

Possui um grande uso na indústria automobilística para a fabricação de caixas de direção, perfis de vidros, botões, tapetes, câmbio, freio de mão, dentre outros.

  • TPU (Elastômero termoplástico de poliuretano):

É composto por uma sequência alternada de poliésteres amorfos e flexíveis com segmentos rígidos de alta densidade dos grupos de uretanos. 

Por ser resistente a abrasão, é muito usado para a fabricação de engrenagens, amortecedores, cilindros, peças para máquinas, dentre outras aplicações.

  • TPE-E ou COPE (Copoliéster):

É formado por copolímeros de poliéster. É usado para a fabricação de diversos produtos, desde válvulas de vinho a antenas para automóveis.

  • TPO (Poliolefinas):

É um composto heterofásico, formado por fase elastomérica amorfa e fase cristalina de natureza poliolefina. Por ter alta resistência, é aplicado para a fabricação de para-lamas, artigos de mergulho e até botas de neve.

  • TR (SBS – Estirênico):

É um copolímero de estireno-butadieno. Sua aplicação é ampla, desde a indústria de calçados e brinquedos até o setor agrícola.

Propriedades 

Esse é um material que possui diversas propriedades que são aproveitas para a fabricação de produtos e peças que precisam de resistência e bom desempenho.

Dentre a variadas propriedades do elastômero, podemos destacar:

  • Dureza:

O elastômero PU pode apresentar uma dureza muito maior do que a borracha. Seu nível de dureza é definido pelo método Shore

Elastômero como o poliuretano possui uma dureza de 10 Shore até 95 Shore D.

  • Flexibilidade e resistência:

Outra característica é ser um material resistente a rasgos e rompimentos. Também possui uma alta elasticidade, o que contribui para sua durabilidade em qualquer aplicação.

  • Resistência a abrasão:

Uma das características do elastômero é ser resistente a desgastes constantes e atritos. Devido a essa propriedade, é um material que pode ser utilizado em diversas aplicações que passarão por atritos.

  • Compressão:

Possui uma alta resistência a compressão, carga e tensão. Isso o faz ser bastante útil para aplicações que precisam ser resistentes a peso.

Tipos 

Existem dois tipos de elastômero que são diferenciados por sua estrutura. Cada tipo possui características distintas que são aplicadas em diversos setores.

Elastômero natural

O tipo natural é proveniente da Amazônia e seu principal elemento é o látex extraído das seringueiras.

Elastômero sintético

O elastômero sintético é fabricado com a polimerização de inúmeros monômeros como isopreno, butadieno, cloropreno e isobutileno, conhecido como metilpropeno. 

Aplicações industriais do elastômero

Como vimos, o elastômero é um produto bastante versátil e que é aplicado em diversos segmentos como a indústria automobilística, de calçados, produtos de borracha e até mesmo componentes eletrônicos.

Ele também possui uma grande participação na construção civil para a fabricação de tubos, telhas, perfis e diversas aplicações que precisam ser parcialmente maleáveis, mas sem perder a rigidez.

Na impermeabilização de paredes, esse material é utilizado para impedir a infiltração de água e líquidos que podem comprometer a obra. 

Outra aplicação comum é para a fabricação de mantas sintéticas que garantem um bom isolamento térmico para diversos empreendimentos.

Juntas e rejuntes já podem contar com a ação do elastômero para facilitar a aplicação de peças de cerâmicas em pisos e paredes.

O elastômero também já é utilizado como aditivo no concreto, originando um produto de fácil aplicação que pode ser moldado em diversas formas e tamanhos.

Perfis de borracha para diversas aplicações, você encontra aqui!

Com mais de 75 anos de experiência na produção de perfis de borracha, somos destaque no mercado nacional e internacional.

Com uma ampla linha de perfis, fornecemos soluções fabricadas com altos padrões de qualidade e que atende diversos segmentos industriais.

Fale com a Autotravi e trabalhe com as melhores soluções de perfis de borracha do mercado.

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhado nosso blog para outras novidades.

 

Até a próxima!