A borracha nitrílica é uma das matérias-primas de borracha mais utilizadas no mercado. Isso porque possui propriedades exclusivas que favorecem diversos setores industriais.

Seja na indústria automobilística, construção civil ou outros segmentos, a borracha nitrílica possui um papel importante para a fabricação de produtos do nosso cotidiano.

No artigo de hoje, falaremos sobre a borracha nitrílica, suas propriedades e aplicações nos segmentos industriais. Continue com a gente!

O que é a borracha nitrílica?

A borracha nitrílica, também conhecida como NBR, é um polímero de acrilonitrila e de butadieno.

O material surgiu em 1931, quando um documento de uma patente francesa citou os processos de polimerização de seus componentes.

Ela pertence à classe de borrachas especiais que são resistentes a óleos e são capazes de passar por processos de emulsão a quente ou a frio, a fim de obter suas propriedades.

A borracha nitrílica é um produto que possui uma composição distinta quando comparada com outros tipos de borracha. 

Apesar de ser menos resiliente e elástica do que a borracha natural, ela possui ótima resistência a variações de temperatura. 

Sua resistência a ozônio e óleos combustíveis faz da borracha nitrílica um produto de alta versatilidade. Isso resulta em um ótimo custo benefício para diversos tipos de aplicações.

Propriedades da borracha nitrílica

A borracha nitrílica conta com diversas propriedades físicas e mecânicas, o que aumenta sua usabilidade na indústria. 

Quando comparada a outros tipos de borracha presentes no mercado, essas propriedades destacam a borracha nitrílica em diversos segmentos, principalmente na indústria automobilística.

Continue sua leitura e veja mais sobre as propriedades que tornam a borracha nitrílica um produto tão diferenciado.

  • Resistência a óleos e combustíveis

Por essa propriedade, a borracha nitrílica é uma das preferidas do segmento automotivo. O produto apresenta grande resistência a óleo, benzina e outros tipos de óleos e combustíveis. 

Mesmo quando exposta a esses elementos e a variações de temperatura, a borracha nitrílica se mantém estável, sem prejudicar as funcionalidades da estrutura a qual é aplicada.

  • Resistência à compressão

Outra propriedade da borracha nitrílica é a resistência à compressão, podendo ser aplicada em estruturas que recebem atritos frequentes.

Como não apresenta deformações ao ser submetida a processos compressivos, a borracha nitrílica também pode ser utilizada para a fabricação de peças para equipamentos e veículos que passarão por movimento.

  • Elasticidade

Ao ser comparada com outros tipos de materiais, a borracha nitrílica apresenta ótima elasticidade.

Isso não só facilita seu manuseio para a fabricação de artefatos, como também garante resistência a diversos tipos de estruturas.

  • Resistência a abrasão

Assim como é resistente a compressão, a borracha nitrílica possui excelente resistência a abrasão e a diversos produtos químicos.

Por isso, é aplicada em diversos projetos automotivos e de construção civil, onde o atrito é responsável pela funcionalidade da estrutura que receberá a borracha.

  • Dureza

Como possui um teor médio de acrilonitrilo, a borracha nitrílica apresenta uma dureza constante, mesmo em exposição a temperaturas variadas ou processos de tensão.

  • Resistência elétrica

Uma das características da borracha nitrílica é possuir resistência elétrica. Isso favorece seu uso em aplicações que exigem isolamento elétrico, como cobertura para fiação.

Aplicações da borracha nitrílica

Apesar de suas diversas propriedades, a borracha nitrílica apresenta um custo bastante acessível, o que aumenta sua empregabilidade na indústria.

Por sua resistência a fadiga dinâmica, abrasão e óleos combustíveis, é bastante aplicada em indústrias de automóveis, petrolíferas e empresas do segmento de óleos minerais.

Também é aplicada em projetos hidráulicos e pneumáticos em equipamentos industriais, bem para a fabricação de anéis de vedação para instalações de esgoto ou pluviais.

Sua utilização na construção civil também é grande, já que é resistente ao envelhecimento, principalmente quando exposta a ações climáticas. 

Como é um produto versátil, a borracha nitrílica também está presente em indústrias alimentícias, para a fabricação de calçados de segurança e até mesmo na indústria têxtil.

Hoje, a borracha nitrílica já é aplicada na fabricação de peças que antes eram atribuídas apenas a outros tipos de borracha. Tudo por sua alta resistência a variações de temperaturas e óleos combustíveis.

Para o segmento que utiliza borracha como a principal matéria-prima, a borracha nitrílica oferece ótimas vantagens para indústria, não só pelo seu custo como também pela versatilidade.

Autotravi garante soluções em borracha nitrílica de alta performance

Nós, da Autotravi, estamos há mais de 75 anos no ramo de borrachas, sendo uma referência no Brasil e no exterior.

Além de trabalharmos com um laboratório próprio para testagem de materiais, também contamos com um amplo estoque de produtos, inclusive em borracha nitrílica, fabricados para atender diversos segmentos com total eficiência. 

Para adquirir soluções em borracha nitrílica de alta performance, sua solução é a Autotravi.

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.