Blog
Fique por dentro das novidades Autotravi.
06 março 2025

Autotravi celebra 80 anos com nova identidade visual e planos de expansão
A profissionalização constante da Autotravi fica clara também nas comemorações dos seus 80 anos de história. No dia 27 de fevereiro de 2025, em uma coletiva de imprensa, o CEO da empresa, Eduardo Aver Vanin, anunciou um importante movimento: agora em março, a Autotravi deixa de ser Ltda e passa a ser S.A, uma demonstração de que está pronta para regulamentações mais rigorosas e processos legais mais complexos. “Estamos trilhando um caminho de fortalecimento dos processos de governança e dos ritos de gestão, o que permite essa mudança importante”, explica.

Ainda sem abrir detalhes, o executivo antecipou que a Autotravi deve expandir geograficamente neste ano. Estar mais próximo dos clientes é um movimento que fazia parte do planejamento estratégico e deve se consolidar em 2025. Essas duas novidades se somam à nova identidade visual da empresa e são os três principais fatos que marcam os 80 anos. “Chegamos até aqui porque a Autotravi sempre foi séria, pioneira e inovadora. Eu estou na empresa há pouco mais de dois anos para seguir trabalhando com essa visão e profissionalizá-la cada vez mais”, ressalta Vanin.

O aniversário ainda contará com uma celebração exclusiva para os mais de 200 funcionários, no sábado (1º), e homenagens a Sérgio Grillo, filho do fundador e atualmente Presidente do Conselho. Octagenário como a empresa criada pelo seu pai, Ângelo Grillo, e seus sócios, Sérgio começou oficialmente a trabalhar na Autotravi em 1965, mas circulava pela fábrica desde a infância. Por décadas, foi assumindo posições e mudando de cargo até chegar a diretor-presidente e, posteriormente, assumir o conselho.

Criada em 1945 como uma fabricante de geleias, a Autotravi foi se transformando conforme o mercado exigiu. Entrou no mercado da borracha quando os sócios tiveram um problema em um carro, durante uma viagem, e perceberam que poderiam transformar pneus velhos em pequenos discos redondos. Ali começava a trajetória que levou a Autotravi a ser referência em vedação de alta performance no Brasil e no mundo. “Em 1999, a Autotravi já tinha a ISO 9002, e, em 1970, fez a sua primeira exportação. Fabricamos produtos que seguem até hoje sendo muito difíceis de serem feitos. Esse DNA de buscar a inovação e estar na frente trouxe a Autotravi até essa importante marca e não pode ser deixado de lado no futuro”, acrescenta o CEO.

Unir esses dois tempos, passado e futuro, foi, inclusive, o briefing que norteou a criação da nova marca. Conforme a coordenadora de marketing, Madeline Juber, elementos da nova identidade visual trabalham com o conceito de linha do tempo, reforçando que trata-se de uma empresa que tem um passado longínquo, mas atua com as demandas e as tecnologias do presente. “A nossa nova identidade está embasada na história de coragem, protagonismo e inovação dos fundadores e também traz um frescor. Estamos maduros, mas com a empolgação de quem sempre está começando”, detalha a profissional. O projeto foi desenvolvido por ela em parceria com a Tonificante Branding, de Caxias do Sul.

Em relação aos dados para onde essa nova identidade vai levar a Autotravi, Vanin afirma que o objetivo de 2025 é crescer 15% em receita, no comparativo com 2024. Seguindo o que prevê o planejamento estratégico, a meta é que as exportações cheguem ao patamar de 20% da receita até 2027. “Estamos crescendo no mercado externo. Em 2023, as exportações representaram 14%. Em 2024, 16%”, detalha o CEO. Com a empolgação de um novo ciclo que se inicia, a experiência de oito décadas como aprendizado e o DNA de arriscar, inovar e buscar o protagonismo, a Autotravi começa hoje a escrever os seus próximos 80 anos.

Crédito das fotos: Off Photo